Cervo

cervo significadoO cervo vem para simbolizar a fecundidade, bem como, os ciclos de crescimento e renascimento. Por ter uma cornadura alta, frequentemente esse símbolo passa a ser comparado a árvore da vida.

Assim, o cervo simboliza a velocidade, a força selvagem e também o temor.  Ao longo do nosso artigo você vai ver que o significado cervo muda bastante consoante a situação ou crença.

Significado Cervo e Simbolismo

O cervo é um anunciador da luz, assim, conduzindo a claridade do dia, sendo um símbolo do sol nascente.

Porém, também é um símbolo dentro da amplitude cósmica e espiritual, sendo o mediador entre o céu e a terra.

Em algumas culturas o cervo é visto como um animal solar, nesse caso, visto como algo ruim e relacionado a seca. Para esses povos, para que a chuva venha é necessário sacrificar o cervo.

Mitologia Grega

O cervo também está dentro da mitologia grega, sendo um animal que era conduzido através de rédeas de ouro pela deusa Artemis.

A deusa Diana, da caça, também foi representada com imagens onde era acompanhada por um cervo.

Dentro da mitologia grega seu principal simbolismo é o fervor sexual, por isso a sua imagem também pode ser associada a outras figuras, como Adónis e Afrodite.

Sagradas Escrituras

O cervo dentro das sagradas escrituras é um animal associado a gazela, pois assim como as gazelas, são rápidos, dão saltos e representam a velocidade.

O que muitas pessoas não sabem, é que o cervo pode viver sozinho e por conta disso, passa a ser associado também com sentimentos melancólicos e de solidão.

Em algumas imagens o cervo é representado sendo atingido por uma flecha, nessa mesma imagem, há uma erva em sua boca que tem o poder de o salvar mediante esse ataque.

Leia Mais >  Borboleta

Para os Chineses

Dentro da cultura chinesa o cervo, devido a sua grande galhada, é um animal que vem para representar uma série de virtudes, como por exemplo a representação da energia sexual, da prosperidade e da longevidade.

Os chineses possuem a concepção que as galhadas dos cervos apresentam algumas propriedades afrodisíacas, também quando arrastadas, vem para simbolizar a imortalidade.

No Budismo

O cervo tem uma presença forte no budismo, tanto que é uma imagem feita a ouro, tudo porque, o animal seria o próprio buda.

Assim, representa uma figura tranquilizadora as paixões e aos desejos dos seres humanos, os levando para o desapego e também para uma evolução de espírito.

Signo de Cervo

Dentro da cultura xamânica o cervo é considerado um signo. A figura desse animal é vista como orgulhosa, forte e elegante, mas quando provocado, pode apresentar características agressivas.

As pessoas que possuem esse signo dentro da cultura xamânica também apresenta diversas habilidades, encontrando maior segurança por meio de posses materiais.

Todos os pertencentes a esse signo se mostram amistosos, com grandes curiosidades e também com ambições a nível intelectual.

Por outro lado, esse signo também apresenta inconsistência, sendo folgado e agitado, apesar de uma natureza versátil e também vivaz. Essas pessoas precisam estar sempre se comunicando com o outro e também com o mundo.

Dentro da cultura xamânica uma das grandes missões de vida das pessoas é conseguir aprender sobre os mais diversos elementos, eles aprendem a apreciar mudanças e detestam tudo que possam levar a uma rotina.

Todas as pessoas com o signo de cervo dentro dessa cultura, adoram desafios e também mudanças. Aqui, temos uma analogia grande ao animal, que pode ir saltando de uma relação para outra, de um trabalho para outro e afins.

Leia Mais >  Símbolos de Halloween

E então, já ficou a conhecer o significado cervo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *