Corvo

corvo significadoO corvo é um símbolo bem comum associado a coisas ruins como morte, solidão, azar, indicando assim, um mal presságio, tudo isso porque sempre foi fortemente associada ao profano, a magia e aos rituais de bruxaria.

Porém, o corvo pode simbolizar ainda astúcia, cura, sabedoria, fertilidade e esperança, ou seja, há também o lado positivo da mesma ave.

Veja abaixo o significado corvo consoante as diferentes crenças.

Significado Corvo e Simbolismo

A associação do corvo com algo ruim, como morte e azar que citamos, é algo totalmente novo. Antigamente e até mesmo em outras culturas, o significado do corvo é algo totalmente diferente.

Por exemplo, para os ameríndios o corvo vem para simbolizar os aspectos criativos e o sol. Para os chineses e os japoneses, tem como significado a gratidão, o amor familiar, sendo um mensageiro divino para representar o bom presságio.

Na China

Na China, o emblema do Imperador é um corvo que possui três patas, tripé considerado solar. Vem para representar o nascimento e também o crepúsculo, ou ainda, o sol nascente (aurora), o sol do meio dia (zênite) e o sol poente (ocaso).

Tudo isso junto vem para simbolizar a vida e as atividades do imperador.

No Cristianismo

Acredita-se que foi na Europa juntamente com o cristianismo, que nasceu esse significado ruim e negativo do corvo que foi espalhado por todo mundo.

Depois disso, apareceram diversas crenças, religiões, mitos e lendas envolvendo o corvo. A partir disso, os cristãos acham que o animal necrófago (que se alimenta através de carne putrificada) é considerado um mensageiro da morte, sendo ainda a representação do Satanás.

O que pode-se perceber também é que diversos demônios acabam sendo retratados na figura do corvo, como por exemplo, Caim, Amon, Stolas, Malphas e Raum.

Leia Mais >  Cruz

Na Índia

Já na Índia o corvo vem para simbolizar os mensageiros da morte, e no Laos, a água que acaba sendo utilizada pelos corvos não serve para realizar nenhum tipo de ritual, pois representa a sujidade espiritual.

Na Mitologia Grega

Na mitologia Grega o corvo era consagrado a Apolo, Deus da luz do Sol e para eles, essas aves vinham desempenhar um papel de mensageiros dos deuses, visto que possuíam funções proféticas.

Por esse motivo, o corvo acaba simbolizando a luz, já que para os gregos a figura era dotada de poder a fim de conjurar a má sorte.

Há um escrito Maia onde o corvo é representado como um mensageiro do Deus da trovado e do relâmpago, assim, era uma ave branca, totalmente diferente do que conhecemos hoje.

Apolo deu a um corvo a missão de guardar sua amante, mas o mesmo acabou descuidando dessa missão e a esposa o traiu. Como raiva, Apolo fez com que o corvo se tornasse uma ave negra.

Mitologia Nórdica

Dentro da mitologia Nórdica temos a figura como um companheiro de Odin, o deus da sabedoria, da poesia, da magia, bem como da guerra e da morte.

Foi a partir disso que dois corvos apareceram empoleirados no trono de Odin, que simboliza o espírito enquanto ‘’Munnin’’, representando a memória.

E então, já ficou a conhecer o significado corvo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *