Cruz de Malta

cruz de malta significadoA cruz de Malta é a simbologia da Ordem de Malta. Muitas pessoas não sabem, mas essa ordem começou quando as cruzadas eram comuns, ainda no século XI.

Essa cruz também leva o nome de ‘’Cruz de Amalfi’’ ou ‘’Cruz de São João’’, entrando na categoria das cruzes páteas. Porém, na idade moderna tem um formato bem diferente daqueles utilizados pelos templários.

Foi desde o século XVI que o símbolo deixou de ser a cruz de pátea e passou a ser oficialmente a cruz de Malta. O que muda entre as duas é o formato.

A ordem de Malta prestava alguns serviços do tipo hospitalar, como por exemplo, cuidando de feridos nas guerras que aconteciam na época. Para além desse cuidado, essa ordem visava garantir a expansão do cristianismo.

Vejamos agora o significado cruz de Malta correspondente às diversas crenças e mitologias.

Simbolismo e Significado Cruz de Malta

Cruz de Malta x Cruz de Ferro

A cruz de Malta muitas vezes é confundida com a cruz de ferro, mas não há nenhuma associação entre as duas.

Devemos lembrar que a cruz de ferro foi utilizada pelos nazistas, por isso quando acontece essa associação, muitas pessoas levam a cruz de malta como algo negativo, mas devemos ressaltar que a cruz de Malta não é e nunca fez parte de qualquer simbologia do partido nazista.

Símbolo Místico

A cruz de Malta também é um símbolo místico, nesse caso, do Conde de Saint Germain.

Saint Germain é uma figura histórica conhecida como ‘’mestre ascenso do sétimo raio’’, dizem que essa figura tem uma chama violeta e possui uma grande força espiritual, realmente muito grande.

Planta Aquática

O que muitas pessoas não sabem é que a cruz de Malta também é uma planta aquática.

Leia Mais >  Símbolo da Psicologia

Essa planta pode ser encontrada em alguns lagos ou alguns locais onde não há correnteza. Ela é bem conhecida por ser muito bonita, suas folhas montam um mosaico de cores entre o verde e o vermelho.

Símbolo do Vasco da Gama

Se você ainda não sabe qual o símbolo da Cruz de Malta é só tentar lembrar do time brasileiro do Vasco da Gama. A cruz vermelha estampada no escudo do clube é conhecida por Cruz de Malta.

O símbolo vai remontar a cruz pátea que era utilizada por ordens militares e cristãs que atuavam na época dos descobrimentos pelo mundo, esse momento da cruz de pátea era anterior a ordem da Malta se estabelecer e a cruz com V ficar como o símbolo realmente oficial. Como já foi mencionado no início do artigo.

Há relação direta entre Portugal e a cruz de malta e como consequência, com o Vasco da Gama, que leva o nome do time carioca. Toda essa associação se deve a propriedade da Ordem de Malta que tinha uma grande força política dentro do território português.

Conforme os anos foram passando, o time ia adotando diferentes uniformes e símbolos para o representar. As cruzes se apresentavam de maneiras distintas, mas sempre lembrando a Cruz da Ordem de Cristo, que é um dos símbolos de Portugal.

Porém, há uma diferença entre a Cruz de Malta e a que foi referida.

Ordem de São José

A cruz de Malta também foi utilizada na Ordem de São José, nesse caso, a cruz representava a união entre o plano material e o plano espiritual. Os pontos da cruz representavam as obrigações e os valores verdadeiros que os pertencentes a essa ordem deveriam prezar.

Entre esses valores temos questões com a justiça, a verdade, misericórdia pelos sofrimentos alheios, humildade e entre outros.

Leia Mais >  Joaninha

E então, já ficou a conhecer o significado cruz de Malta e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *