Cruz

significado cruzVários povos da antiguidade já faziam uso dela, principalmente durante a época do neolítico.

Mesmo após esse período, a cruz continuou sendo utilizada pelos povos que praticavam outras doutrinas, como os astecas, celtas, gregos e os egípcios.

Antigamente esse símbolo era tido como algo que representava o sol e todo o ciclo da natureza. Nesse caso ela era chamada de Cruz solar.

Conheça o significado Cruz mais comuns entre os povos no mundo todo.

Simbolismo e Significado Cruz

Cristã

A cruz Cristã é um símbolo importante para o cristianismo.

Atualmente dentro do cristianismo a cruz simboliza a santidade e também a fé. Esse apreço é porque cristo foi crucificado antes de sua morte se sacrificando para salvar a humanidade.

Daí surgiu o crucifixo que os cristãos católicos muito o veneram. Esta espécie de amuleto está presente no corpo das pessoas, nas igrejas e templos, nas capelas e mosteiros.

Também existe uma associação muito grande simbolista com o número quatro, e também com o cubo e o quadrado. Por esta razão, muitas igrejas católicas foram erguidas em um formato de Cruz.

Latina

Cruz Latina é uma das mais populares dentre todas as existentes. Jesus Cristo foi crucificado exatamente numa cruz como esta.

É por esta razão que este é o símbolo da Ressurreição de Cristo e também da luz que dele resplandece.

Vergada

A cruz vergada é também um símbolo do cristianismo.

Recebe este nome porque possui uma curvatura, ou seja, ela é vergada simbolizando todo o peso aguentado por Jesus Cristo enquanto estava crucificado.

Porém, esta mesma Cruz foi utilizada por outras pessoas para representar o anticristo, desvirtuando dessa forma todo o simbolismo que o cristianismo colocou sobre ela.

Malta

A cruz de Malta também recebe outros nomes como cruz de São João ou Amalfi. Sua utilização é na Ordem de Malta, que também é conhecida como Ordem dos Cavaleiros Hospitalários.

É uma cruz com oito pontas e cada qual indica um dever que os cavaleiros da Ordem de Malta devem seguir estritamente.

É válido destacar que a Ordem dos Cavaleiros Hospitalários é uma ordem Militar de natureza cristã, e por esta razão muitas instituições religiosas também utilizam a Cruz de Malta.

Ansata

A cruz Ansata também recebe o nome de cruz egípcia ou Ankh, e as pessoas cristãs a chamam de cruz cóptica. Ela está grandemente ligada com as questões da eternidade, da totalidade e da união entre as forças opostas.

Além disso, é considerada a chave da vida, e é utilizada como uma espécie de amuleto da fertilidade e da saúde para os seguidores da religião Wicca.

Celta

Esta é um símbolo para os celtas e muito utilizada nas igrejas protestantes. Seu simbolismo remete para a ressurreição de Jesus Cristo, e dessa forma para o nascimento em geral.

Amplamente destacada a fertilidade, a criação e a espiritualidade. É por assim um talismã para muitos célticos.

Caravaca

Também recebe o nome de cruz de Lorena e é uma espécie de amuleto que remete para tudo o que é divino.

Essa cruz surgiu na Espanha, numa cidade chamada Caravaca. Segundo os historiadores por ali era aonde existia uma fortaleza utilizada pelos seguidores da Ordem dos Templários.

Sua popularidade se deu porque diziam que na cruz de Caravaca havia um pequeno pedaço exatamente da Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.

Gótica

Diferentemente das demais cruzes, a esta não remete necessariamente para a religião, e sim para um estilo, o famoso estilo gótico.

Por esta razão, é uma cruz muito decorada fazendo parte da iconografia gótica.

Sua aplicação remete para o mistério e a dor, como também para o lado desconhecido da fé.

Santo António

Possui o mesmo formato da letra do alfabeto hebreu e do grego. Ela também é chamada de cruz de tau.

Os romanos a utilizaram em processos de crucificação, e por esse motivo passou a simbolizar a salvação e o bem-estar dado pela Redenção.

Também chegou a ser o símbolo de alguns deuses, como: Santo António do Egito, Mithras, e de um Deus grego chamado Attis.

São Pedro

Esta possui um formato diferente em relação a cruz cristã: ela é invertida, a parte menor horizontal fica no lado de baixo.

A explicação para isso é que o apóstolo cristão São Pedro ao ser crucificado se negou a fazer exatamente como haviam feito com o Mestre. Dessa forma, São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.

Por outro lado, essa cruz é comummente utilizada na atualidade por pessoas adeptas ao anticristo.

E então, já ficou a conhecer o significado Cruz e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *