Ébano

ébano significadoO Ébano é uma madeira escura, pesada e também resistente. Através dessa árvore é que existe a possibilidade de se extrair a madeira.

O nome científico é Diospyros Tesselaria e faz parte da família das ebenáceas. As ebenáceas por sua vez, são árvores que podem ser encontradas em regiões tropicais, como por exemplo, na África e na América (é mais raro, mas algumas regiões da Ásia também contam com ebenáceas).

A característica do ébano é de ter uma extraordinariamente madeira rija, que quando é polida fica reluzente, por isso é considerada muito nobre e também valiosa, usada assim na fabricação de uma série de objetos de decoração, na fabricação de instrumentos musicais, como por exemplo, flauta, clarinete e outros.

O ébano é utilizado muitas vezes para enfatizar a cor preta e lustrosa, por exemplo, ‘’aquele objeto é negro assim como o ébano’’.

Além disso,  a palavra ébano pode ser utilizada como forma carinhosa para se chamar pessoas com a pele escura.

Significado Ébano e Simbolismo

Ébano e Marfim

Ébano e marfim é uma expressão bem utilizada como metáfora para descrever tanto pessoas brancas, como pessoas negras. Como mencionado, o ébano seria para pessoas negras, enquanto o marfim ficaria para pessoas com o tom de pele branco.

Há até mesmo uma música, que no inglês chama-se ‘’Ebony and Ivory’’, a letra descreve a importância das duas tonalidades de peles conviverem de forma harmônica.

Deuses

Dentro da mitologia romana, o rei dos infernos era Plutão, o mesmo tinha um trono de ébano e por conta disso, o ébano ficou muito associado ao inferno, como sendo uma passagem para as trevas.

O deus ainda era representado sempre com uma coroa de ébano em sua cabeça, por isso, chamar alguém de Deus de ébano é uma forma de elogio, visa exaltar a beleza e o quanto a pessoa em questão reluz.

Leia Mais >  Gueixa

E então, já ficou a conhecer o significado ébano e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *