Escaravelho

escaravelho significadoO escaravelho é um símbolo egípcio considerado sagrado, ele vem para representar o sol, que renasce em si mesmo, como um deus que sempre volta.

O símbolo vem ainda para simbolizar o ciclo solar do dia e da noite, também simbolizando a ressurreição como a sabedoria divina.

Simbolismo e Significado Escaravelho

Egípcia

Dentro da arte egípcia as representações do escaravelho o mostra carregando o sol por suas patas, o mesmo ele faz com suas necessidades pessoais. Tal como o deus solar ele vai regressar nas sombras a noite, renascendo a partir da sua própria decomposição.

Por isso o escaravelho também é conhecido como Krepi, que significa o deus do Sol nascente.

Quando escaravelho transporta seus excrementos fica em formato de uma bola, essa atividade vem para representar todo o seu esforço e a sua concentração, a bola formada representa o Ovo do Mundo, em uma analogia de gerar a si mesmo sozinho.

O escaravelho foi bastante utilizado como um amuleto da sorte ou mesmo um talismã que era popular dentro do antigo Egito. O povo acreditava que o escaravelho servia para proteger o coração dos mortos para que não testemunhassem contra si mesmo.

O amuleto era uma forma que os egípcios encontraram de ficar livre de qualquer condenação.

Origem

O escaravelho estava impresso em diversos objetos e como mencionado no tópico anterior, era um amuleto muito utilizado e com um significado poderoso para o povo do Egito, já que o inseto era visto como sagrado por ter relação com Khefri.

A figura de Khefri era representada por ele ou um homem com a cabeça de inseto.

Como os escaravelho formavam bolsas com os excrementos de outros animais e colocavam esses excrementos nas plantações para as fortalecer, eram consideradas figuras sagradas que davam vida e força a plantação do solo, por exemplo.

Leia Mais >  Fénix

Utilização

Além de ser utilizado como símbolo para ficar livre da condenação, como já mencionado, utilizar do escaravelho era uma questão de sorte, já que as pessoas acreditavam que com o uso do símbolo poderia trazer coisas boas para sua vida.

Os antigos egípcios eram pessoas bem supersticiosas, por isso todas as coisas que tinham uma forte simbologia era sempre muito aderida por todos eles.

Até mesmo os mortos utilizavam dos escaravelho, já que ainda sim precisam de proteção, segundo as crenças dos antigos egípcios.

Tatuagem

Com certeza a tatuagem de escaravelho não é uma das mais comuns, dessas que a gente vê todos os dias. Primeiro porque muitas pessoas não sabem da existência desse inseto e de sua forte simbologia.

Geralmente quem opta por essa tatuagem é inspirado na cultura dos antigos egípcios e a utiliza como uma homenagem e mais do que isso, utiliza da figura como forma de proteção, fazendo a mesma coisa da antiguidade utilizando como fator de sorte e/ou proteção.

E então, já ficou a conhecer o significado escaravelho e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *