Esfinge

esfinge significadoA esfinge é vista como uma criatura mítica presente dentro da cultura egípcia e grega, vem para simbolizar o sol, o poder, a proteção, a sabedoria, o sagrado, a realeza, mas também vem para mostrar a destruição, o mistério o azar e a tirania.

Veja abaixo o significado esfinge nas mais diversas culturas.

Significado Esfinge e Simbolismo

Esfinge Grega

Dentro da tradição grega a esfinge possui simbologia negativa, tudo porque representa uma criatura destrutiva.

Isso diferencia bastante a esfinge da cultura egípcia, já que por aqui é vista como tirana sendo representada ainda por pernas de leão, asas de pássaro e um rosto de mulher.

Para os gregos, todas as leoas aladas que assolavam a região de Tebas eram vistas como monstros cruéis e também enigmáticos, elas tinham a representação de uma feminino perverso.

A origem do nome esfinge vem do grego que significa ‘’estrangular’’, já que deriva da palavra ‘’sphingo’’. Assim, simboliza a destruição, tirania e algo que não se pode lutar.

Esfinge Egípcia

Dentro da cultura egípcia a esfinge é uma criatura descrita como ‘’leão’’ divino, tendo uma cabeça humana que vem para simbolizar poder soberano. Além disso, vem para representar o sol, o Faraó e a também a realeza.

A esfinge é muito utilizada para guardar palácios, túmulos e até mesmo estradas que são vistas como sagradas. Inclusive, a esfinge mais famosa é uma que está alocada no continente africano, no planalto de Gizé, Egito.

Essa estátua tem muita história, já que foi feita a cerca de 3 mil anos antes de cristo, sua altura e comprimento também são pontos que chamam a atenção.

Não há nada que comprove, mas acredita-se que o rosto da Esfinge foi importada da cultura grega.

Leia Mais >  Elfos

De forma resumida, o Esfinge tem uma grande importância por aqui, sendo ainda a representação do Rei e do Deus Solar.

Mistérios da Esfinge de Gizé

Há diversos mistérios que podem estar por trás dessa criatura mítica que nasceu na Grécia. O primeiro grande mistério tem relação com a idade da Esfinge.

Estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre a construção da figura, alguns dizem sobre ser há 3 mil anos antes de Cristo, enquanto outros, acham que ela foi construída há 10 mil anos antes de Cristo.

De qualquer forma, é uma figura bem antiga.

Outro mistério que ainda ronda essa figura é que acredita-se que ela não foi totalmente explorada, já que é uma estatua bem grande com túneis e até mesmo passagens secretas.

Diversos estudiosos afirmam que a cabeça da Esfinge seria uma representação da cabeça do mesmo Faraó que construiu uma Pirâmide em Quéfren.

Nariz da Esfinge de Gizé

Outro mistério que ronda a Esfinge com certeza tem relação ao seu nariz, que possui um metro de largura. Na estátua é possível ver um nariz como se estivesse cortado.

É muito importante ressaltarmos que foi no século XX, no ano de 1925, que essa estátua foi totalmente revelada, extraindo assim toda a areia que nela estava envolvida.

Talvez a explicação do nariz quebrado seja as balas de canhão das tropas de Napoleão Bonaparte.

E então, já ficou a conhecer o significado esfinge e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Valknut

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *