Estrela de Davi

significado estrela de daviO significado estrela de Davi tem a ver com a cultura e religião de alguns povos, em especial do judaísmo, sendo assim é de grande valor cultural e religioso para o povo israelita e judeu.

Ela simboliza a realeza e, além disso, os guerreiros israelitas a utilizavam nos seus escudos durante as batalhas.

É possível encontrar este símbolo na bandeira do país Israel, mas isso é um problema para muitos israelitas que não defendem o estado sionista e nem são adeptos do judaísmo.

Nos campos de concentração da época nazista, os judeus eram facilmente identificados por que em suas roupas haviam a representação simbólica da estrela.

“Magen David” é o nome em hebraico da estrela de Davi.

As mais diversas religiões e manifestações de seitas e outras existentes no mundo passaram a utilizar essa estrela e dar para ela variados significados.

Veremos a partir de agora o significado Estrela de Davi e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Estrela de Davi

História

A estrela de Davi possui dois triângulos isso é porque em hebraico a primeira letra do nome do Rei Davi tem um formato de triângulo. Essa letra tem o nome de Dalet.

Essa é a principal interpretação dada pelos estudiosos e autores.

Existem historiadores que aprofundam ainda mais a questão e dizem que um dos triângulos da estrela representa o corpo, a alma e o espírito das pessoas, cada um representando as três pontas desse triângulo.

Por sua vez, o outro triângulo representa a Santíssima Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, também referente as três pontas.

Cristianismo

Para a religião cristã a estrela simboliza Jesus Cristo na forma de o Messias, o salvador do mundo.

É fato que nem todos os cristãos a têm como um símbolo.

Cabala

A estrela possui doze lados cada um representando as doze tribos de Israel. Além dessa interpretação, a Cabala também é vista como representação de uma luta.

Significa que o bem e o mal estão em confronto direto e o lado material e o espiritual também.

Hinduísmo

Para os hinduístas o significado Estrela de Davi é sagrado, visto que simboliza a Trindade hindu, representada pelos três deuses Brahma, Vishnu e Shiva.

Eles simbolizam a figura do o Criador, o Preservador e o Destruidor, de forma respectiva.

Umbanda

A umbanda foi uma das religiões que pegou para si a estrela e deu-lhe um significado diferente. Para ela os vértices dos triângulos representam as entidades umbandistas.

Maçonaria

Alguns autores, como Nicola Aslan, os seguidores da maçonaria acreditam ao relatarem em seus escritos que o significado Estrela de Davi é a representação visual de alguns dos símbolos utilizados na maçonaria.

Para eles os vértices da estrela significa Deus, a criação e a perfeição.

De fato, este símbolo representa a proteção para os maçons, além da união entre os opostos feminino e masculino, no equilíbrio das coisas com harmonia.

Ocultismo

Embora muitos digam que a estrela tem a ver com o ocultismo, ainda não existem provas que comprovem isso, embora muitos afirmem ter relação.

Diversas Culturas

A estrela de Davi já existe desde o ano 5.000 a.C.

Em diversas culturas espalhadas pelo mundo encontramos relatos de utilização da estrela por vários povos em campos como religião, arte e educação.

Algumas delas são:

  • Fenícios;
  • Sumérios;
  • Bizantinos;
  • Maias;
  • Tibete;
  • Mongólia;

Outras nações também a utilizaram como em Marrocos, Egito, Líbano e Arábia Saudita.

Tatuagem

Também é comum que as pessoas se tatuam com o desenho da Estrela.

Nesse caso elas têm como uma espécie de amuleto na tentativa de conseguir proteção no seu dia a dia.

Outros Nomes

A estrela também é comumente conhecida como escudo de Davi. Essa nomenclatura é utilizada principalmente pelos seguidores do judaísmo.

Também algumas pessoas chamam de selo de Salomão, que remete para o filho do Rei Davi e que era muito rico e sábio entre o provo de Israel

Existem muitas confusões e desentendimentos sobre a real interpretação da estrela de Davi. Muitos confundem com o pentagrama, por haver no interior da estrela um hexágono.

Selo de Salomão

É interessante destacar que existe uma semelhança entre a estrela de Davi e o selo de Salomão, mas, ambos são distintos.

A principal distinção é que no selo de Salomão os triângulos sobrepostos são também entrelaçados.

E então, já ficou a conhecer o significado Estrela de Davi e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *