Fénix

significado FénixO significado fénix remete para uma associação com um mito criado na Etiópia e também como um símbolo da morte e do renascimento utilizado em muitos países no mundo.

De um modo geral, a fénix é uma ave que simboliza a superação e a invencibilidade, a longevidade e a imortalidade, a renovação e a ressurreição, a vida e a divindade, o sol, o fogo e a luz.

Sua simbologia também pode ser encontrada até mesmo nas culturas antigas que foram continuando por gerações,  permanecendo inalteradas até os dias de hoje.

Saberemos agora o significado fénix para a mitologia egípcia e grega, para a religião, para a ciência, em especial a química, para as culturas antigas, e além disso, o significado da tatuagem dessa ave nas pessoas.

Simbolismo e Significado Fénix

Mitologia

O mito da fénix foi criado na Etiópia, sendo considerada uma ave sagrada com penas douradas e vermelhas em seu rabo. Esta tem a capacidade de renascer após ser devorada pelo fogo.

É uma ave que sabe quando vai morrer, e antes que isso aconteça ela prepara o seu ninho utilizando apenas ramos perfumados.

Apesar disso, antes que tudo seja consumido pelas chamas, a fénix põe os seus ovos ainda sobre as cinzas.

Mitologia Egípcia

No Egito existe uma cidade chamada Heliópolis, que em grego significa a Cidade do Sol. É interessante destacar este fato porque a fénix é associada a esta cidade e é por isso que esta ave na mitologia egípcia tem um significado que remete para todas as revoluções solares.

 Também se associa a todas as cheias do Rio Nilo no sentido de renovar o ambiente e da possibilidade de novas vidas.

Mitologia Grega

Para mitologia grega a fénix é uma ave que vive por longos anos, isso porque possui uma força interna extraordinária.

Dentro desta interpretação, este animal é o símbolo da força e também da longevidade.

Religião

A história da Fénix nasceu para simbolizar um acontecimento importante da natureza: O estado cíclico do nascer e pôr o sol.

Mais tarde, esta ave passou a ser associada à ressurreição, sendo assim um símbolo para isso.

Foi na idade média em que esta ideia ganhou maior adesão. Nesta época, a fénix passou a ser uma ave sagrada que simbolizava a vida triunfando sobre a morte, em especial as questões relativas da ressurreição de Jesus Cristo.

Antigas Culturas

Para entender bem o significado fénix é importante que se saiba que ela já existe há muito tempo naquelas esculturas bem antigas como figura simbólica.

É importante destacar que as interpretações e os significados, bem como as simbologias permanecem inalterados, ou seja, continua na sua originalidade até os dias de hoje.

Para os chineses, os gregos e os egípcios, a fénix é uma ave lendária e a qual consideram ser o remédio para a ressurreição.

Com o passar do tempo, a cultura chinesa deu maior destaque a este animal, por exemplo, existe a fênix macho e a fênix fêmea, sendo que a primeira é um símbolo da felicidade e a segunda representa a rainha que se opõe ao dragão imperial.

Química

Na química a fénix também é utilizada como uma simbologia. Para os químicos, o símbolo desta ave significa a finalização de uma ação com a consequente criação de um produto.

Tatuagem

A história da fénix é um mito criado na Etiópia mas que possui diferentes simbologias em outros países.

Uma das simbologias é demonstrar a capacidade que as pessoas possuem de superar os problemas e obstáculos, um conflito interno ou entre pessoas.

Por esta razão, muitas pessoas atualmente têm optado por tatuar em seu corpo o desenho dessa ave mitológica.

É geralmente um desenho muito rico em detalhes, e que por isso necessita de um espaço bem grande no corpo das pessoas.

A tatuagem da fénix é comummente encontrada em homens e em mulheres os quais preferencialmente escolhem as costas para serem tatuados.

E então, já ficou a conhecer o significado fénix e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *