Filtro dos Sonhos

significado filtro dos sonhosO significado Filtro dos Sonhos é dado pelos indígenas nativos do continente norte-americano. Eles consideram o Filtro como um amuleto capaz de separar os sonhos bons dos sonhos ruins.

Isso é feito através de uma espécie de purificação das energias, e quem o carrega consigo certamente terá muita sabedoria e sorte na vida.

O Filtro dos Sonhos é feito a partir de salgueiro-chorão o qual é revestido com couro entrançado de modo a ficar semelhante a uma teia de aranha, deixando aberto apenas a parte central através de um círculo.

Feito a teia é colocada abaixo dela uma pena de ave, sendo que a maioria dos indígenas preferem a de coruja pois significa sabedoria, porém poderá ser de qualquer outra ave pois a ideia é simbolizar os principais elementos da vida: o ar e a consequente respiração.

O filtro dos sonhos também recebe outros nomes como: Catasonhos, Caçador de sonhos, Espanta pesadelos, ou até mesmo Dreamcatcher, que é o seu nome original escrito no idioma inglês.

Veremos a partir de agora o significado Filtro dos Sonhos e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Filtro dos Sonhos

História

Os primeiros filtros de que se tem notícia surgiram na região dos Grandes Lagos, localizado no continente norte-americano. A primeira tribo que o criou foi supostamente a dos Ojibwa.

Os indígenas desta tribo tinham como tradição a ideia de que a sua missão enquanto vivos era decifrar os sonhos de si mesmo e das pessoas.

Os índios tinham em mente que os sonhos carregam consigo importantes mensagens acerca da criação, desenvolvimento e funcionamento da vida, por esta razão caberia aos vivos interpretá-los para viver sempre melhor consigo, com os demais e com toda a natureza.

Eles também acreditavam que era durante a noite onde os sonhos encontravam lugar propício para se desenvolver. O ar dessa forma se enchia de energia que poderiam ser ruins ou boas.

Neste momento é que entraria a ação do filtro dos sonhos, com o objetivo de filtrar as energias e os sonhos ruins.

Funcionamento

Para os índios Ojibwa, os bons sonhos, que são aqueles que carregam consigo as mensagens importantes sobre a vida, passariam exatamente pelo círculo aberto no centro da Teia.

Já os sonhos e ideias ruins não teriam essa capacidade e ficariam presos em todos os fios da Teia do filtro.

Para que aconteça exatamente dessa forma, os indígenas sugeriam através da tradição que o amuleto fosse colocado em um local que pegasse a luz do sol.

Feito assim, os sonhos ruins e as energias também que ficaram presos nos fios da teia não aguentariam a força e o calor da luz solar e se dissipariam, ou seja, eles desapareceriam.

Cor

Alguns indígenas gostam de personalizar o seu amuleto e assim adicionar a ele mais forças. Para isso, criam filtros com tintas de várias cores.

Tatuagem

O filtro serve como um amuleto para separar os sonhos bons dos ruins e algumas pessoas por não possuir o próprio objeto optam por fazer tatuagem em seus corpos do símbolo.

Nesse instante a pessoa ganha uma proteção contra as energias más e usufruir apenas das boas energias.

O público que mais utiliza a tatuagem com filtro são as mulheres. Elas comummente se tatuam nas costas ou na região de suas costelas.

Lenda

Diz a lenda que um velho Xamã em busca de sabedoria, subiu a montanha até o topo. Por lá encontrou o Iktomi, um espírito que o ensinou acerca das energias boas e ruins espalhadas pelo ar, bem como sobre a vida e a morte.

Iktomi sugeriu que o velho Xamã utilizasse o amuleto para ajudar os demais a entender as visões comuns e assim pudessem se livrar das energias ruins.

As visões seriam os sonhos que se misturariam com as energias espalhadas no ar, cabendo então saber filtrar e entender a mensagem dos sonhos bons.

Iktomi ensinou para o velho xamã que é necessário fazer o trabalho utilizando as boas forças, e assim obter a harmonia entre si e a natureza. Se tomar o caminho das energias ruins, o resultado será problemas e dores.

Xamanismo

Baseado nesta lenda é que o Xamanismo acredita que o filtro dos sonhos é uma espécie de mandala que contribui na imaginação e para a criatividade.

Com o filtro é possível transformar em realidade todos os sonhos bons e os objetivos de vida.

E então, já ficou a conhecer o significado Filtro dos Sonhos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *