Flor De Lis

significado Flor de LisO significado Flor De Lis pode ser dado a partir do conhecimento da cultura francesa e inicia pela compreensão da palavra Lis, de origem franca, que significa íris ou lírio.

Os principais significados atrelados a essa flor é a lealdade, a honra e o poder. Também é símbolo da virgindade, da pureza, da beleza e até da renovação espiritual.

A flor possui simbolismo está presente em diversas instâncias da vida, como no movimento de escuteiros, na música, na pedagogia, em questões espirituais e até mesmo utilizada como tatuagens corporais.

Veremos a partir de agora o significado Flor De Lis e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Flor De Lis

Origem

Não existe consenso quanto à origem da Flor De Lis. O que se sabe é que Lis em francês significa lírio ou íris. Isso se faz importante saber porque, a princípio, imaginou-se ter origem na França.

Além disso, existem três teorias defendidas por diferentes estudiosos que buscam interpretar a origem da flor. Estas são as seguintes:

  •  Teve origem diretamente pela flor de lótus do Egito;
  • A origem da flor foi a partir de uma inspiração na alabarda. Esta é feita de um ferro que possui três pontas que era utilizado pelos soldados. Este ferro era colocado nas covas ou valas abertas pelos soldados com as pontas para cima a espera de alguém que passasse por lá e caísse no buraco. Assim, a pessoa seria cortada em pedaços, morrendo em seguida;
  • Muitas moedas antigas muçulmanas e assírias tinham desenhadas em suas faces a figura da flor. A partir destas teria sido a inspiração para a criação e origem da Flor De Lis.
Leia Mais >  Número 2

Realeza Francesa

Foi na França, a partir do século XII, dentro da realeza francesa que a Flor De Lis passou a ser utilizada como sinonimo de lealdade, honra e poder.

Especialmente o rei francês Luiz VIII foi quem a utilizou primeira vez em um sinete e assim passou a ser considerada como um emblema da França, como um Lírio da realeza observado em escudos e brasões franceses.

Escuteirismo

No mundo do escuteirismo a Flor De Lis representa o símbolo principal desse movimento, ela está presente desde a sua fundação quando o criador do movimento Robert Baden-Powell a escolheu.

Cada pétala da flor tem uma representação para os escuteiros, indicando os três pilares de promessa que todo escuteiro deve fazer.

Uma quarta pétala apontando para cima indica o norte, ou seja, faz referência para a direção de modo a orientar o jovem escuteiro sempre no caminho certo, sempre caminhando para cima.

Música

No mundo musical a Flor de Lis é amplamente conhecida e utilizada, ela está presente em diversas letras de músicas. Exemplo brasileiro é o do Djavan que canta em uma de suas mais famosas canções, a flor.

Outra citação é o nome de uma cantora brasileira do estilo gospel que se chama Flor-de-lis. Algumas de suas mais conhecidas canções têm os seguintes títulos: “Fogo e unção”, “Deus no Controle”, “Questiona ou Adora” e “Eu Sou Canela de Fogo”.

Heráldica

Na ciência dos brasões, a heráldica, a flor é representada nas figuras mais populares na sociedade e é associada com o leão, a cruz e a águia.

Também é utilizada para indicar o status em relação a uma filiação, indicando assim que alguém é o sexto filho dentro de uma determinada família.

Pedagogia

A flor de Lis também é o símbolo da profissão do pedagogo. Por vezes é feita uma associação desta com a coruja, de modo a fazer uma referência a sabedoria.

Leia Mais >  Símbolo da Engenharia

Observe que o símbolo da pedagogia é um caduceu que contém à sua frente uma flor de lis.

Religioso

A flor também possui um significado importante dentro da religião. É dentro da religião cristã que a flor de Lis ganha maior destaque.

Para o cristianismo ela representa as três pessoas da Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Também é indicativa da pureza de um dos mais conhecidos anjos do céu, o Anjo Gabriel, e serve ainda como representação da virgindade de Maria.

Tatuagem

Esta é uma opção popular entre o público feminino a tatuagem da flor. Dessa forma, percebe-se que a flor é amplamente utilizada por esse público.

Elas optam por imagens grandes ou pequenas. No caso de tatuagens grandes, podem tomar todo o braço da mulher ou as suas costas.

As mulheres utilizam a flor de Lis como tatuagem no sentido de transmitir todos os atributos dessa flor como símbolo tendo como destaque a renovação espiritual.

E então, já ficou a conhecer o significado Flor de Lis e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


1 Comment
  • João Luiz

    Muito bom mesmo!!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *