Flor

significado florO significado flor difere entre as culturas no mundo todo, porém é fato que ela é uma simbologia universal do ciclo da vida e do nascimento.

Também é comum atrelar as flores a condições passivas, tais como ao feminino, fertilidade, espiritualidade, perfeição, natureza, harmonia, juventude, beleza, amor, etc…

Veremos a partir de agora o significado flor e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Flor

Virgindade

A flor é fortemente associada a beleza e ao feminino, sendo dessa forma relacionada com a virgindade, quer masculina ou feminina,  apesar de na maioria dos casos ser feminina.

Nesse sentido, reflete o ato de ser virgem, ou até mesmo de perder essa virgindade, que em muitas culturas chamam isso de defloração, justamente por ser um ato atrelado a flor.

Rituais Sagrados

Muitos rituais sagrados feitos desde a antiguidade, sejam para proteger ou curar dos males são utilizadas flores visto que estas representam força e glória.

Cores

Dependendo da cor, as flores são indicativas de orientações e também de escolhas psíquicas. Por exemplo, a flor de cor vermelha é fortemente associada ao amor e a paixão, como também ao sangue.

A flor azul refere muito aos sonhos, e as amarelas estão relacionadas com os raios do sol e a felicidade.

As flores brancas significam fidelidade, e as cor de rosa, a amizade. Outras cores também possuem seus significados e interpretações próprias.

Povos Pré-Colombianos

Os principais e mais conhecidos povos pré-colombianos, como os Maias e os Astecas, deram à flor um caráter de perfeição e de Sagrada.

Por esta razão era comum criar belos jardins com intuito não apenas de adornar o ambiente, mas também de torná-lo sagrado, perfeito, venerando os Deuses e como em ato de agradecimento pela criação do mundo.

Especialmente para os povos maias, a flor frangipana tinha uma simbolização específica. Ela era relacionada ao sol e a fertilidade por que era o símbolo da fornicação.

Cristianismo

Para a religião cristã a flor possui simbologia de paraíso e de perfeição. É comum encontrarmos citações bíblicas incluindo flores de modo a representar o paraíso que nos aguarda no mundo celestial.

Budismo, Taoismo e Tantra

Essas religiões pertencentes às culturas do Oriente também dão a flor uma simbologia que remete à perfeição e ao celestial.

Para os seus seguidores, a flor representa uma revolução dentro de si em conjunto com uma renovação espiritual.

Eles têm um apreço especial em relação a flor de Lotus e também a flor de ouro.

Ocidente

De um modo geral os povos ocidentais têm um especial apreço para com o lírio e a flor de Lis. Para eles, essas flores simbolizam a renovação espiritual, a beleza e a pureza, e até mesmo a virgindade.

Ikebana

Ikebana faz parte da cultura japonesa e significa a arte de fazer arranjos florais.

Em um arranjo floral do Ikebana tem-se pelo menos três ramos, onde: o ramo do meio simboliza o homem, o ramo de cima remete para o céu, e o ramo inferior representa a terra.

Culinária

A flor também é um item da culinária de muitas culturas. Ela é amplamente degustada em saladas ou até mesmo para decorar alguns pratos.

Nem todas as flores são comestíveis, por isso a devida atenção na hora de escolher as que são apropriadas para o consumo das pessoas.

Sentido Figurado

A palavra flor também pode ter significados diferenciados, ou seja, um sentido figurado em relação ao seu significado real.

Por exemplo, quando se quer dizer que alguém é simpático e delicado, então chama-se de “flor”. Quando se quer referir que alguém está vivendo a juventude, então fala-se “flor da idade”.

Quando se quer referir a elite, fala-se em “fina flor”, e quando quer dizer que algo está na superfície, disse que está “à flor da”. E se for alguém não confiável, então a aplicação é que este alguém “não é flor que se cheire”.

Tatuagem

Também é muito comum entre as pessoas, em especial entre o público feminino, fazer uma tatuagem de flor. Nesse sentido as mais utilizadas são as rosas.

Elas podem ser tatuadas no braço, na perna e no pescoço, e podem indicar amor, felicidade, virgindade, natureza, juventude, beleza, paz, entre outras coisas…

E então, já ficou a conhecer o significado flor e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *