Girassol

significado girassolO girassol é originário dos Estados Unidos e só mais tarde que foi enviado para o continente europeu, na Espanha mais especificamente.

Nesse país ganhou o nome de girasol, em virtude do fato de sempre se inclinar para o lado onde o sol está irradiando.

Nos Estados Unidos ganhava o nome de sunflower. Essa referência ao sol é porque os americanos viram nesta flor o próprio astro celeste.

O girassol é uma flor com pétalas amarelas e miolo escuro. Por ter a cor amarela se destacando, representa assim a felicidade.

A ideia é associar com o sol de modo a simbolizar a vitalidade, a energia e a juventude, porém o girassol também é indicativo da instabilidade e da adoração.

Em relação à estabilidade, isso é atribuído a sua característica de estar sempre se mudando de posição, em procura dos raios solares.

Já quando simboliza adoração, o girassol é relacionado com o Deus do sol, que faz parte da mitologia grega e é chamado de Hélio.

A explicação maior para isso é que o miolo dessa flor, de cor mais escura, se destaca entre as pétalas amarelas de modo a representar uma cabeça.

Essa cabeça por estar constantemente buscando os raios do sol, é a indicação de que esteja havendo um culto ao sol, remetendo-se para o deus Hélio.

 Como pode ver, o significado girassol é algo bem abrangente e com muitos simbolismos associados.

Simbolismo e Significado Girassol

Feng Shui

Feng Shui é uma ciência de origem chinesa que faz uso do girassol como um adorno e criador de energia para o ambiente e as pessoas.

Divino

O girassol também tem uma característica divina, uma vez que é muito atrelado a Jesus Cristo. Dessa forma, a flor transmite a esperança de obter a salvação.

Dado este significado espiritual, o girassol é muito utilizado nas comemorações da Páscoa.

Imortalidade

Os chineses vêem nessa flor a possibilidade de adquirir a imortalidade. Por esta razão eles se alimentam das sementes de girassol.

E então, já ficou a conhecer o significado girassol e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *