Grilo

significado griloAntes de tudo, o significado grilo remete para a sorte. Dada essa importância na representatividade e simbolismo é que algumas pessoas não os matam e nem mesmo impedem que haja grilos dentro de suas casas.

Tudo em busca de sorte, muitas pessoas utilizam os grilos como amuletos, mas não colocando-os em seus corpos, e sim, guardando dentro de uma caixinha.

Muitas culturas ao redor do mundo tem interpretações distintas em relação ao grilo. A chinesa, por exemplo, tem esses animais como propagadores da felicidade e propiciadores de fortuna.

Destaca-se que a cultura chinesa é responsável por induzir outras culturas a darem diferentes simbologias para este inseto.

Esses insetos podem ser encontrados de diversas cores, desde os mais escuros na cor preta, como alguns mais claro, na cor verde claro. Baseado nisso algumas pessoas acreditam ter significados diferentes.

Porém, é puro mito, pois a representatividade do grilo não depende da sua cor.

Simbolismo e Significado Grilo

Grilo Cantando em Casa

Quando as pessoas vêem um grilo cantando dentro de casa elas já se alegram por que têm isso como um sinal de excelente presságio.

Significa sorte, prosperidade e fortuna.

Podemos ir mais longe ao afirmar que se um grilo canta na cozinha, então é indicação de fatura; se o canto é na sala, significa mudanças; porém, se seu canto ecoar do quarto, é sinal de doença vindoura.

Cultura Chinesa

A cultura chinesa aprecia na essência os grilos. Tanto o seu canto como outras características de vitalidade são vistos como positivas.

Até o ciclo de vida deste animal é apreciado e dado uma simbologia distinta. Esse ciclo inicia com o ovo, depois vem a ninfa, que são os filhotes, por fim o grilo adulto.

Em comparação a este ciclo de vida, os chineses associam com o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição.

É comum nas casas de chineses ver-se gaiolas próprias com dezenas de grilos aprisionados. A ideia não é simplesmente mantê-los presos, e sim, criá-los como animais de estimação de modo a transmitir prosperidade dentro do lar.

Para apreciar ainda mais o canto dos grilos, os chineses colocam as gaiolas sobre as janelas das casas. Assim, o canto desses insetos se propagam mais facilmente sendo possível ouvi-lo melhor.

Dada tão grande representatividade desse animal para a cultura chinesa, eles também são utilizados em brigas, tal qual se faz entre galos.

Provedor da Fertilidade

Outro significado para estes insetos é a representação de provedor da fertilidade. Associando ao fato de que os grilos põe dezenas de ovos, as pessoas presenteavam umas às outras no intuito de terem muitos filhos.

Poesia

Os poetas amam inserir o grilo em suas poesias e assim commumente atrelam este inseto aos momentos de solidão e sentimentos de tristeza.

Fazem da sina do grilo uma comparação com a sina do homem, isso porque esses animais cantam durante o outono, e quando chega o inverno, eles morrem.

Assim é na vida do homem, um tempo para cantar e se alegrar, e outro tempo para morrer e se entristecer.

Atrair Dinheiro

Algumas culturas acreditam que ao ouvir o cantar de um grilo, as pessoas passarão a atrair mais dinheiro, independente de ser através de trabalho ou de ganhar dinheiro fácil.

E então, já ficou a conhecer o significado grilo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


1 Comment
  • Iara Almeida

    Nossa! Amei esse artigo, desde da época dos meus avós que ouvir falar que o canto do grilo é sinal de dinheiro próximo, sorte minha acordei com o canto do grilo e conseguir gravar seu canto. Ebaaa as que venha bastante dinheiro.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *