Gueixa

gueixa significadoA gueixa é um termo em japonês que tem como significado a palavra ‘’artista’’. Gueixas são mulheres dentro da tradição japonesa que contam com a formação em diversas artes, tudo para entreter clientes ou mesmo convidados de festas ou eventos.

A gueixa é muito característica, tudo pela forma com que se veste, se arruma, se pinta e afins.

Significado Gueixa e Símbolismo

Formação da Gueixa

Muitas pessoas não sabem, mas uma gueixa passa por um processo de formação ainda muito cedo (a partir dos 10 anos de idade). No começo, chama-se maiko (aprendiz em japonês) durante todo o período de formação essas mulheres vão ter aulas de canto, de música, de dança, de como se portar, de etiqueta, das tarefas domésticas feitas em casa e até mesmo dar artes tradicionais.

Porém, há também o ensinamento da arte da sedução, para ocasiões onde a mesma precisa entreter convidados e justamente por esses ensinamentos, é comum que gueixas sejam apontadas como prostitutas.

Isso também aconteceu devido ao período do Japão medieval, onde muitas delas realmente acabaram seduzindo e manipulando homens. Já na segunda guerra mundial, muitas acabaram se tornando prostitutas.

Mesmo com esses fatos históricos, toda a criação da gueixa não tem o fim de prostituição e nem todas fazem serviços sexuais, por exemplo.

Ocidente

Com certeza a imagem da gueixa é algo que desperta curiosidade e até mesmo admiração dentro do mundo ocidental.

Diversos filmes como Madame Butterflu e Memórias de uma Gueixa foram produzidos tendo essa figura como inspiração e ainda representam um pouco dessa simbologia tão forte dentro do Japão.

Leia Mais >  Foice e Martelo ( Símbolo Comunista )

Até mesmo músicas já foram feitas, como é o exemplo da letra de ‘você é linda’ do brasileiro Caetano Veloso.

Representação

A gueixa é representada pela pele branca, seu rosto, pescoço e seu colo, são bem brancos. O seu lábio se destaca ao meio de tudo isso, já que é bem vermelho e em formato de coração.

A sobrancelha é outro destaque elas são pretas avermelhadas e os cabelos precisam de um toque tradicional com os devidos acessórios. Muitas gueixas utilizam de peruca.

A roupa tradicional é o quimono, todo produzido em seda, geralmente as peças são coloridas e com mangas mais longas.

Tatuagens

São tatuagens femininas e bem escolhidas, a grande beleza está na riqueza de detalhes.

A pessoa que retrata uma gueixa gosta da representação do feminino e até mesmo da representação da cultura japonesa.

E então, já ficou a conhecer o significado sapo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *