Hórus

significado hórusA figura de Hórus é a representação de um falcão, isso porque possui uma cabeça semelhante a dessa ave de rapina. Este animal é invocado pelo povo egípcio.

Também é possível encontrarmos com asas de gavião e um disco solar, assim representando o deus dos céus.

Hórus também recebe outros nomes como “Hor-Hekenu”, “Hrw” ou ssimplesmente  “Hr”, e ainda “Heru-sa-Aset” e “Her’ur”.

Veremos com mais detalhes o significado Hórus.

Simbolismo e Significado Hórus

Mitologia Egípcia

Eram os povos do Egito antigo quem celebrava a figura de Hórus como o deus dos céus.

Foi esse povo que o esculpiu com o corpo de um humano, porém, com cabeça de falcão e para essa figura mitológica deu-se a simbologia da realeza, do poder e também da luz.

Divindade no Egito

Hórus é filho do deus Osíris a quem os egípcios atribuem a vegetação e o além e também de Ísis que é a deusa da fertilidade e da maternidade.

Por esta razão, ele se tornou um deus egípcio, considerado supremo nos céus. É dele que vem a força e coragem para lutar e vencer.

Essa divindade egípcia foi amplamente adorada como deus dos céus, e até na atualidade permanece nos ideais da mitologia do Egito.

Olho de Hórus

Conta a lenda que numa batalha de vingança da morte do pai de Hórus, este veio a perder seu olho. A guerra travada era como o deus do caos, chamado de Seth.

Essa luta guarda o simbolismo da guerra entre o bem e o mal, sendo que prevalece a luz de Hórus. Por esse motivo, o olho de hórus representa um talismã.

Os egípcios, em especial os faraós, utilizam o olho como um amuleto capaz de propiciar força, coragem e proteção durante as guerras.

Vale destacar que entre os faraós havia uma representatividade a mais: além da proteção, o olho de hórus significava realeza, e era posto sobre a cabeça.

Interessante fato na luta entre Hórus e Seth, é que este era tio do primeiro, irmão de Osíris. Dada essa semelhança parentesca, o deus dos céus passou a governar e uniu o Alto Egito ao Baixo Egito.

Dado isso, Hórus simboliza a persistência e a coragem, a fé e a força, a luz e a sorte. Seu olho é principal talismã entre os egípcios.

Há quem acredite que esse deus havia reencarnado a partir do deus do sol, chamado Atum-Ré ou do deus Rá.

Outro fato simbolista é que o povo egípcio acreditou por muito tempo que os faraós eram uma reencarnação de Hórus. Por isto se atribuía aos faraós a simbologia da realeza e a capacidade de zelar e combater pelo povo.

Na história egípcia Hórus é visto ora como uma divindade, ora como faraó. Sua representação sempre é a de combatente, de coragem e de destemor, de força e luz, aquele que providencia o bem para o povo.

Os Dois Olhos

A mitologia ainda define que um dos olhos de Hórus representa o sol, enquanto que o outro, a lua. Nesse sentido, o sol era a indicação de poder, e a lua, de cura.

E então, já ficou a conhecer o significado Hórus e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *