Lilith

significado lilithNa antiga Mesopotâmia, atual Iraque, Lilith era uma deusa muito adorada pelo povo nativo.

Ela era associada a morte, a solidão, ao silêncio, ao mistério, a sombra, mas também ao poder e a tempestade, e até a sedução.

A sua maior representatividade era a da força feminina. Todas as mulheres que buscavam tornar-se iguais perante os homens e se afirmar com os mesmos direitos e deveres perante a lei estavam sobre a representação da deusa Lilith.

A deusa também recebe outros nomes, como:

  • Isheth Zenunim, que significa mulher de prostituição;
  • Leviathan na versão feminina;
  • Lilitu (esse nome apareceu pela primeira vez na Suméria no ano de 3000 a.C.);

Veremos a partir de agora o significado Lilith e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Lilith

Cabala

Na cabala também existe o simbolismo da deusa Lilith. Ela é considerada como a primeira mulher que existiu no Jardim do Éden.

Ao contrário do que é ensinado pela doutrina cristã, para a cabala, Eva foi a segunda mulher a ser criada no jardim, a partir da costela de Adão, enquanto que Lilith foi criada no período da noite e a partir do barro, tal como foi Adão.

Existe ainda uma segunda versão e esta conta que a deusa foi na verdade a primeira Eva criada. Neste caso ela não surgiu da costela de Adão, não tendo assim relação alguma com este.

A briga relatada entre Caim e Abel teria sido por causa de Lilith. É por esta razão que essa deusa é comummente atrelada aos problemas existentes dentro da família, em especial aos que surgem entre os casais e os filhos.

A explicação para isso é que acredita-se que essa bruxa possui a sedução capaz de ludibriar os casais recém-casados, os homens em geral, as pessoas inválidas e as crianças aprisionando-os.

No caso de homens e casais recém-casados, além do aprisionamento, Lilith lhes causam também orgasmos extremos que os fazem cair em total tentação.

A Fuga

A deusa Lilith simboliza a força e a determinação feminina. Por esta razão ela entrou em conflito com Adão, pois buscava sua afirmação em total direito de igualdade.

Ela queria dar as suas próprias opiniões, escolher o que lhe fosse mais vantajoso e decidir sobre todas as questões da mesma forma que Adão poderia fazer.

Não sendo essa uma realidade, a deusa acusou grandemente a pessoa de Adão e escandalizou-se diante de Deus. Em nome da rebeldia, Lilith fugiu para as margens do Mar Vermelho e lá se tornou esposa daquele que detinha as forças do mal.

Segundo a tradição hebraica a região do Mar Vermelho era o local onde os espíritos ruins se encontravam e viviam.

Adão e Eva

Quando Lilith fugiu do Jardim do Éden, Adão se sentiu muito solitário e falou isso para Deus. Para não deixá-lo solitário, Deus adormeceu Adão e de sua costela fez a Eva, sendo assim considerada como uma força construtiva.

Lilith é uma força destrutiva e de grande tentação, pois seus planos continuaram ativos e após a fuga voltou ao Jardim do Éden. Sua volta não foi na forma de pessoa, mas sim, como uma serpente com intuito de enganar Adão e Eva.

Para o cristianismo e judaismo, a Eva é o exemplo feminino ideal. Ela é esposa, mãe, voltada para o lar e sempre submissa ao esposo.

Suméria e Babilônia

Na Suméria e na Babilônia o significado de Lilith remete para uma contradição: Ela era cultuada mas ao mesmo tempo era desprezada por que se atribuía a ideia de espíritos ruins.

Era também representada pela lua, e isto é explicado pois era uma deusa em que vivia a fase boa e a fase ruim.

Lendas de Vampiros

Também existem as lendas de vampiros em que contam que Lilith tinha diariamente cem filhos. Quando nascia uma mulher eram chamadas de súcubus, e quando eram homens recebiam o nome de íncubus.

A associação da deusa com os vampiros é a de que ela se alimentava do sangue das pessoas e também de toda energia que era emitida durante os atos sexuais.

Mitologia Moderna

Na mitologia moderna Lilith é um símbolo para muitas feministas, que defendem a sua igualdade de direitos e pretendem se tornar independentes não tendo que se submeterem as regras impostas pela sociedade e ao controle arbitrário dos homens.

E então, já ficou a conhecer o significado Lilith e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Cruz

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *