Lírio

significado lírioO significado lírio é conhecido no mundo todo como a flor que representa a virgindade, a pureza, a inocência e a brancura.

A flor de lírio é originária do Hemisfério Norte, e por assim é amplamente encontrada em toda a Ásia, Europa, e também nos Estados Unidos e Canadá.

Passaremos a partir de agora a entender melhor o significado lírio nas mais diferentes aplicações.

Simbolismo e Significado Lírio

Paixão

Apesar de a flor de lírio simbolizar a inocência e a pureza, ela também recebe uma conotação inversa. Nesse caso, diz respeito à paixão e ao erotismo.

Esta interpretação é favorecida quando observamos bem a forma com que se apresenta esta flor. Ela possui um pistilo que se sobressai e que muito se assemelha ao órgão reprodutor do homem.

Por esta característica, a flor é aclamada na literatura para fazer referência aos momentos mais íntimos entre as pessoas.

Amor

Não é somente a paixão simbolizada por esta flor, o amor também é representado através dela. É fato destacar que nesse sentido se trata de um amor que aparentemente pode ser irrealizável e por iss é motivo de várias reflexões.

É um amor sublime que chega a atingir o ponto máximo, chamado de glória do amor.

Realeza

O lírio é a flor real simbolizando a realeza francesa na forma de uma flor de lis. Nesse sentido é o símbolo da soberania, do poder e da lealdade.

Também é vista como uma simbologia da prosperidade e da geração, além de representar a pureza existente no corpo e na alma.

Cultura Chinesa

Para os chineses, o significado do lírio remete para o verão e a fartura, além de ser um símbolo do amor eterno.

Leia Mais >  Olho de Hórus

Bíblia

Para os cristãos a Bíblia faz relação direta com o lírio, e nesse sentido o tem como símbolo da castidade, da pureza e da inocência.

Nos buquês de noivas são frequentemente utilizados justamente por ter esses significados.

Cristianismo

Para o cristianismo, a flor é o símbolo da Virgem Maria, em especial a de cor branca que designa aí maturação da virgem.

No lírio existem 3 pétalas, e estas são representativas dos três momentos de virgindade de Maria: O primeiro é antes do parto, o durante do parto, e o terceiro momento refere ao pós-parto.

Não é tão comum, mas os católicos mais antigos saudam a Virgem Maria com a seguinte frase: “Salve Lírio Branco da Trindade, Rosa brilhante que embeleza o céu”.

Buquê de Noivas

Os buquês de noivas são arranjos florais que possuem em sua essência os lírios. Dependendo da cor dessas flores, cada uma terá simbolismos diferentes.

Veja agora o que significa cada cor de lírio:

  • Amarela: É a indicação de que a partir de uma amizade poderá surgir um romance. O verbo poderá está muito bem empregado aqui por que em certas circunstâncias haverá um grande desengano que levará a uma decepção extrema.
  • Lilás e branca: Tanto os lírios lilás e branco são representativos do casamento, da maternidade e também da inocência.
  • Azul: Lírios com pétalas azuis indicam segurança. É a representação de um sentimento alegre e perfeito.
  • Laranja: Lírios com pétalas na cor laranja simbolizam o fascínio e atração.

E então, já ficou a conhecer o significado lírio e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *