Lua

significado luaA lua possui um ciclo específico: ela surge no universo, aumenta de tamanho e diminui com o passar do tempo, quando assim recomeça todo o ciclo. Por conta disso ela é representativa das fases da vida. Seria algo semelhante ao que de fato acontece com o ser humano.

Ela é atrelada ao nascimento e também a morte. Muitos a consideram como símbolo da passagem entre o existir e o não existir mais.

A lua é símbolo também da passividade e da receptividade, e por assim representa o lado feminino e a fecundidade.

Atribui-se também a esse astro celeste tudo que for relativo a noite, o que inclui: Os hábitos noturnos, o inconsciente e o subconsciente, e até os sonhos.

Além disso, simboliza o frio, a umidade, o conhecimento que está em progressão, a instabilidade, a transição, o psiquismo, a reflexão.

O simbolismo da lua está ligado ao simbolismo do sol. Isso é percebido quando se imagina a lua sendo um reflexo desse astro. Isso é explicado por não possuir uma luz própria e por ser representativa das diversas fases, mudando constantemente a sua aparência.

Veremos a partir de agora o significado lua e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Lua

O Sol e a Lua

Quando vistos juntos, esses astros celestes simbolizam o Yin e Yang. Uma explicação que temos para isso é que o Yin é representado pela lua que simboliza o feminino, enquanto que o Yang é representado pelo sol que simbolismo masculino.

Nesta representação, o sol é sinônimo de ar e de fogo, enquanto que a lua é representativa da terra e da água, e também de tudo que é relativo ao inverno, ao frio e ao norte.

Sobre a representatividade da lua como simbolismo do feminino destacamos que existem culturas por todo o mundo que associam este astro a tudo que é masculino.

 Também é fato que outras culturas não chegam a afirmar que exista alguma relação de parentesco entre o sol e a lua.

Interessante notar que na Sibéria, os povos nativos, que são chamados de índios, dizem que os olhos do céu são exatamente o Sol e a Lua. Para eles, o sol é representativo do olho bom, enquanto que a lua simboliza o olho mau.

Tarot

Dentro do Tarot a lua também possuem um simbolismo. Nos jogos de adivinhações próprios desta prática, o astro celeste é o 18 º arcano.

Para o tarô, ela está atrelada as questões ilusionários, falsas e a todas as aparências que apenas enganam.

As fases da lua

Cada fase da lua tem o seu significado, sendo eles:

  • Cheia é representativa da força e da eternidade e simboliza o Yin dentro do princípio Yin e Yang;
  • Crescente, conhecida também como Quarto Crescente, é uma representação da renovação e do crescimento. O Islamismo também faz uso dela;
  • Nova possui o simbolismo próprio da produção, da reprodução, da criação, da procriação, da maternidade e da fecundidade;
  • Minguante, também conhecida como quarto minguante, representa o último quartenário do astro celeste. É por esta razão que o simbolismo é o da sinalização da vida, e também da morte;

Mitologia grega

Para a mitologia grega três deusas são simbolizadas pela lua e suas fases.

  • A primeira é Hécate, representada pela lua nova e pelo minguante.;
  • A segunda é Selene que possui representação pela lua cheia;
  • Por último, tem-se Ártemis, representada pela lua Quarto Crescente;

Romanos

Os romanos também atribuem à lua o simbolismo de uma de suas deusas, que é a protetora da noite e da caça. Esta deusa é chamada de Diana.

Mitologia tupi-guarani

Para os tupi-guarani, povos indígenas existentes no Brasil e em outros países da América do Sul, a lua é a representação de uma deusa chamada Jaci.

Lendas Folclóricas

Entre muitas culturas existem lendas folclóricas que a incluem, sendo o significado lua bastante diverso.

Uma dessas é a do lobisomem. Diz a lenda que nas noites em que a lua está na fase cheia, um homem, que não se sabe quem, é momentaneamente transformado em um lobo.

Na figura desse animal, o homem sai em busca de sua caça favorita: as pessoas, isso porque se alimenta de carne de humano.

Tatuagem

Muitas pessoas também optam por tatuar a lua em seus corpos. Sendo esse astro celeste um representativo do lado feminino na maior parte das culturas deste mundo, então é esse público quem mais utiliza a lua como tatuagem.

Neste caso o significado lua seria a representação da feminilidade, fecundidade e maternidade.

Podem ser tatuadas imagens da lua grande ou pequena, com pouca ou muita complexidade.

E então, já ficou a conhecer o significado lua e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *