Marca Registrada

significado marca registradaO significado marca registrada é conhecido a partir de um desenho específico, que pode mudar de país para país.

Conheceremos agora o significado do símbolo marca registrada, e ainda saberemos como é feita a sua aplicação e digitação.

Simbolismo e Significado Marca Registrada

Aplicação

Afinal, para que serve ou qual é a aplicação do símbolo marca registrada? Primeiramente, é interessante que se destaque que existem vários símbolos para indicar esta simbologia.

Todos servem para indicar que alguma criação intelectual possui proprietário ou proprietária. Dessa forma, é largamente empregado para proteger empresas de negócios, sejam eles online ou físico, logótipos das empresas, independente de seu ramo de atuação, entre outros.

A ideia é mostrar que determinada marca ou empresa possui produtos ou presta serviços de sua exclusividade, sendo que nem ninguém mais poderá fazer uso sem autorização.

Símbolo

O símbolo marca registrada pode variar de país para país, por exemplo no Brasil ele é encontrado na forma de um círculo onde dentro deste existe a letra ‘R’ escrita em caixa alta.

Por outro lado em alguns países de língua inglesa, o símbolo marca registrada é representado por duas letras ‘TM’ escritas entre parênteses (ou sem), e todas em caixa alta.

Essas letras são as iniciais da expressão “Trade Mark“, que em português quer dizer marca comercial.

É por esta razão que no Brasil também passou a ser adotada duas letras indicativas da expressão ‘marca registrada’. Essas letras são as iniciais desta frase ‘MR’, igualmente escritas em caixa alta e entre parênteses (ou sem).

Copyright

Dentro do assunto marca registrada existe o copyright, que também possui um símbolo próprio. Ele é desenhado a partir da letra ‘C’ escrita em caixa alta e dentro de um círculo.

O copyright serve para mostrar que existe marca registrada para uma imagem, áudio ou texto, ou seja, que existem direitos autorais reservados para estes itens, e por esta razão a reprodução e utilização deles só poderão ser feitos mediante autorização do detentor do direito autoral.

É interessante destacar que nesse sentido existe um símbolo específico para indicar que um áudio ou qualquer som possui direitos autorais. Este símbolo é indicado pela letra ‘P’ escrita em caixa alta e dentro de um círculo.

Service Mark

Apesar de existir a marca registrada e o copyright para indicar que uma empresa ou logótipo, produto ou serviço, som, imagem ou texto possuem proprietários ou proprietários e por assim tem direitos autorais reservados, também existe a situação contrária.

O Service Mark serve para indicar que o nome de uma empresa ou seu logótipo ainda não foram registrados, e por esta razão, qualquer pessoa poderá utilizá-los da forma como bem entender.

Este é representado pela abreviação de suas duas letras iniciais, ‘SM’, escritas em caixa alta e que podem estar entre parênteses ou não.

Como é possível digitar o símbolo marca registrada no computador

Se utilizar um teclado da ABNT, então o que deverá fazer para digitar o símbolo marca registrada no computador é o seguinte:

  • Deixe ativa a tecla NUM LOCK;
  • Clique e segure a tecla ALT e ao mesmo tempo digite os números desta sequência: 0174

Feito isso, você obterá o símbolo marca registrada utilizado no Brasil, que é a letra ‘R’ escrita em caixa alta e dentro de um círculo.

Caso seja necessário também digitar o símbolo do Trade Mark, então você deverá seguir os mesmos passos indicados anteriormente. A única exceção é que será necessário digitar a seguinte sequência de números: 0153.

O resultado desta ação é a obtenção do símbolo com as letras ‘TM’ escritas em caixa alta e sobrescrita.

E então, já ficou a conhecer o significado marca registrada e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *