Mariposa

significado mariposaA mariposa é muito semelhante a uma borboleta. Geralmente de cor escura, ela é comummente atrelada à morte em  transformação.

Ela é criada a partir da transformação de uma lagarta, e é por isso que faz as pessoas pensarem que a mariposa é um símbolo do renascer e da imortalidade.

Existem pessoas também que vêem esse inseto como um símbolo da força capaz de destruir relacionamentos.

O significado mariposa pode ser entendido a partir de sua lenda, de suas cores e também da própria ciência. Cabe destacar que o desenho deste inseto é também utilizado como tatuagem.

Veremos a partir de agora o significado mariposa e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Mariposa

Ciência

Para a ciência, a mariposa é um inseto que também pode ser chamado de traça. Tem por hábito ser noturna, ela é pertencente à divisão dos heteróceros, sendo assim um inseto lepidóptero com filiformes ou antenas pectinadas.

A principal diferença entre uma mariposa e uma borboleta é que esta última possui antenas pouco espessa e com uma esfera em suas extremidades, e quando fazem o pouso colocam suas asas no sentido vertical.

Enquanto isso a mariposa ao pousar abre suas asas, e suas antenas são diferentes de acordo com a espécie.

Etimologia

A etimologia, ou seja, o significado da palavra mariposa é entendido pelo idioma castelhano. Trata-se da junção de duas palavras, sendo que a primeira ‘mari’ significa Maria, enquanto que a segunda ‘posa’ faz referência ao verbo pousar, em português.

Essa significância não se aplica em Portugal porque lá as mariposas são sinónimos de borboletas, sendo que o inseto conhecido no Brasil de mariposa é chamado de traça.

As suas Cores

Geralmente se ver mariposas na cor preta ou qualquer outra escura, porém este inseto pode ser encontrado em diversas cores, ou até mesmo naquelas mais claras, como o branco, o amarelo e o azul.

A depender de qualquer cor deste inseto, haverá significados diferentes que podem remeter para as questões positivas ou até mesmo negativas.

Conheceremos agora as principais cores das mariposas e seus significados.

Preta

A mariposa preta é uma representação da morte ou da alma das pessoas que já faleceram. É baseado nesta afirmação que muitas pessoas acreditam que ao aparecer uma mariposa preta em sua presença é o prenúncio de algo ruim.

Muitos imaginam se tratar de uma visão na qual estar transparecendo a ideia de que em breve haverá o falecimento de alguém muito próximo.

Branca

Já a mariposa branca é um sinal de coisas positivas na vida das pessoas, isso porque esse inseto nesta cor é o símbolo da prosperidade e da sorte.

As pessoas comummente afirmam que quando uma mariposa branca entra dentro da casa de alguém, isto significa que a sorte passará a reinar dentro daquele lar a partir de então.

Marrom

O simbolismo negativo encontrado para a versão preta também é encontrado na marrom. Esta indica problemas na vida das pessoas.

Muitos afirmam que ao ver uma da cor marrom, seja dentro de casa ou fora dela, ali é o simbolismo de que haverá muito em breve uma desgraça.

Azul

Como a branca, na cor azul é considerada entre as pessoas como um símbolo de coisas boas.

Existe muita gente que afirma que este inseto com esta cor indica e simboliza o romantismo e a alegria entre as pessoas.

Amarela

É comummente observada a afirmação entre as pessoas de que a mariposa amarela é um símbolo e indicação de que por ali muito em breve haverá uma mudança no tempo.

Aqui, trata-se de tempo no sentido de clima, pois com o surgimento de uma nesta cor haverá ventanias, frio e chuvas.

Lenda

Diz a lenda que as mariposas gostam da luz e por isso estão sempre procurando aproximar delas. Porém isso é desastroso porque o calor das lâmpadas e da luz queimam os insetos, os matando.

Dessa forma, a mariposa fica atraída pela luz assim como alguém apaixonado fica atraído, embriagado com a paixão.

Ambos não percebem a verdade e são arrebatados por este sentimento ou situação, morrendo sem de fato conhecer essa verdade.

Tatuagem

A tatuagem de mariposa é muito delicada e por esta razão muito utilizada pelas mulheres.

Quando elas optam por tatuar uma mariposa querem indicar a pureza e a beleza, a ternura e a liberdade, a alma e a sua evolução.

E então, já ficou a conhecer o significado mariposa e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *