Papai Noel
No Ocidente o Papai Noel com certeza é um daqueles símbolos que mais representam o Natal, afinal, como pensar nessa data sem lembrar do ‘’bom velhinho?’’
Mesmo os pais tentando manter o Papai Noel na imaginação das crianças, tudo não passa de uma lenda. Alguns pesquisadores afirmar que a lenda foi criada a partir de um bispo turco chamado Nicolau, isso ainda no ano de 280 d.C.
A lenda ainda relata que o bispo Nicolau deixa alguns saquinhos com moedas para pessoas mais pobres no dia de Natal. Conhecido por diversas obras de caridade, Nicolau chegou até mesmo a ser beatificado pela Igreja Católica, passando a ser chamado de ‘’São Nicolau’’.
Veja abaixo mais sobre o significado Papai Noel, o seu simbolismo, etc…
Simbolismo e Significado Papai Noel
São Nicolau x Natal
A primeira grande associação entre São Nicolau e o Natal aconteceu na Alemanha e começou a se espalhar pelo mundo, com uma referência forte nos Estados Unidos, onde São Nicolau é chamado de Santa Claus.
Quando pensa-se em Papai Noel logo vem em nossa mente um velho, com aspecto de boa pessoa, gordo, com barba longa e branca e uma roupa toda vermelha. Todo desenho ou representação de Papai Noel é assim pelo mundo, o que muda são apenas alguns detalhes.
Essa famosa representação que fez parte da infância de todas as pessoas surgiu no ano de 1886, antes disso o Papai Noel tinha trajes verdes e marrons.
Outra coisa que ajudou bastante na popularização da figura do Papai Noel foi a campanha de Natal da Coca-Cola, uma marca conhecida no mundo todo e que nessa época utilizava a figura do Papai Noel com esse fato, difundindo assim ainda mais essa aparência.
A propaganda ainda reforça aquela ideia que o Papai Noel vive no Polo Norte, um local muito frio. Isso até faz sentido para países da Europa e do Estados Unidos, que estão no ápice do inverno nessas datas.
Para o Brasil o frio é apenas uma fantasia ou mesmo um sonho no Natal.
E então, já ficou a conhecer o significado Papai Noel e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?
Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.