Pena

significado pena simbolismoA pena vem para simbolizar a sorte, sendo também a representação da proteção, da fecundidade, clarividência, da fantasia, justiça, do poder, do pensamento e da Lua. Ou seja, diversos significados que podem ter diferenças entre si.

Em tempos de Idade Média a pena tinha a funcionalidade de um oráculo, a pessoa que estivesse em uma situação de labirinto ou mesmo encruzilhada poderia soprar a pena para o ar, para que ela viesse indicar a direção do caminho a ser seguido.

Por isso, ainda em muitas culturas a pena vem para simbolizar a sorte e a proteção, como mencionado, já que ela ‘’escolheria’’ o destino da pessoa em questão.

Dentro dos rituais xamânicos a pena tem como simbologia a clarividência, bem como a proteção. Já para os povos primitivos a pena tinha como representação a simbologia do poder.

Ainda dentro desses rituais, o cocar de penas de águia vinha para representar magia. Os egípcios também tinha o seu significado próprio para a pena, vista como símbolo da justiça, sendo que nos pratos da balança, era como se fosse o peso mais leve e o suficiente para desequilibrar a balança.

Como pode ver, o significado pena é bem diverso consoante alguns fatores e com muitos simbolismos associados.

Significado Pena e Simbolismo

Pena das Aves

Nos mitos em países como a Austrália ou a Nova Guiné, aquelas pessoas que se utilizavam de penas tinha o poder mágico dos pássaros, sendo uma das maneiras de conseguir se transformar na ave.

Por isso dentro dessa mitologia, as penas simbolizavam fantasia, poder e liberdade. Lembrando que a pena de cada pássaro tinha um significado diferente:

  • Águia: Vinha para simbolizar a autoridade e a vitória;
  • Coruja: A coruja ainda hoje é associada a inteligência e a sabedoria;
  • Andorinha: Símbolo da esperança e também da sorte.
Leia Mais >  Símbolo do Dólar

O pavão tem uma simbologia a parte, já que suas penas possuem olhos. Reza lenda que esses olhos vem para simbolizar a preocupação com o mundo. A lenda ainda diz que Argos possui cerca de 100 olhos, sempre alguns deles estavam em alerta.

Quando Argos morreu, a rainha Hera, colocou esses mesmos olhos nas penas do pavão, por isso, até hoje mediante a simbologia as penas dos pavões possuem olhos.

Tatuagens

É algo bem comum vermos penas em tatuagens.

O significado de tatuar a pena vai muito de encontro com essa simbologia que pode variar de acordo com cada contexto. Por exemplo, escolher a pena de um animal em específico, tem relação com estar representando a sua simbologia.

Dependendo do local do corpo, a pena também pode tomar outro significado enquanto tatuagem. É um desenho escolhido por homens e mulheres e feito em qualquer região do corpo, em diversos tamanhos.

Simbologia Indígena

Há ainda a simbologia indígena, que considerada a coroa de penas como algo ‘’mágico’’ onde quem está utilizando o colar, ganha a qualidade da ave em questão.

Tem também os índios Zunis que ofertam bastões com as penas, chamados também de ‘’bastões de orações’’. Esses bastões tem como intuito garantir a boa colheita. Eles são colocados em plantações ou mesmo em rios e nascentes.

A pena é o elemento que levaria a oração para o céu para que a proteção divina seja alcançada.

Recentemente, a pena foi vista muito no ‘’filtro dos sonhos’’, mas o objeto é antigo e vem também da tribo indígena. As penas dos filtros dos sonhos vem para representar a proteção e o ar.

E então, já ficou a conhecer o significado pena e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Âncora

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *