Pentagrama

significado pentagrama simbolismoO pentagrama é uma estrela de cinco pontas usada como símbolo mágico ou oculto por:

  • Pitagóricos
  • Maçons
  • Gnósticos
  • Cabalistas
  • Magos
  • Wiccanos
  • Satanistas
  • etc…

Há aparentemente algo atraente na configuração e nas proporções da figura. Em muitos sistemas simbólicos, o ponto superior representa a mente humana ou, ao contrário, uma forma superior da mente.

Inverter o pentagrama, aos olhos de alguns, é relegar o espírito ao fundo da pirâmide metafísica.

Outros veem algo satânico nessa inversão e a colocam no mesmo plano da inversão da cruz ou das massas negras, recitadas em sentido inverso pelo oficiante. Outros ainda não acham nada diabólico sobre o pentagrama invertido e o usam sem medo de evocar acidentalmente as forças do mal.

Significado Pentagrama e Simbolismo

Mística

As qualidades místicas são atribuídas ao pentagrama porque está associado ao número cinco. De fato, cinco é um número primo, a soma de dois e três, assim como um e quatro. Cristo na cruz apresentou cinco feridas, excluindo as infligidas pela coroa de espinhos.

Os Evangelhos nos dizem que Jesus deu cinco pães a cinco mil pessoas. E então temos cinco dedos, cinco dedos e cinco sentidos.

Símbolo do Mal

Se quisermos acreditar em certos cristãos fundamentalistas, o pentagrama é a marca do diabo. Eles olham especialmente para a aparência do pentagrama invertido, mas qualquer versão fará o trabalho desses censores simbólicos em sua incansável busca das Aparições do Mal.

Obviamente, pode ser muito ruim para uma pessoa ou uma empresa usar o pentagrama ou qualquer outro símbolo como logotipo, por exemplo.

Grupos de fundamentalistas cristãos interpretam esse símbolo de forma diferente, alegando que viram o 666, o número da Besta no Apocalipse (geralmente identificado com Satanás. Outros viram isso como um bode, uma marca absoluta do diabo.

Wicca

significado wicca simbolismo

Para wiccanos, os cinco pontos do pentagrama representam ar, fogo, água, terra e espírito.

Eles geralmente colocam o símbolo dentro de um círculo, um símbolo do infinito ou da eternidade.

Os antigos chineses, por sua vez, acreditavam que havia cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), cinco planetas, cinco estações, cinco sentidos, bem como cinco cores, sons e gostos básicos.

O número seis, no entanto, tinha que ser mais atraente para eles, já que o Yi-King era baseado nele. Este também é o caso da Estrela de David, seis pontos, feitos de dois triângulos sobrepostos.

Ocultistas

Os ocultistas de todas as faixas usam talismãs exibindo o pentagrama para se protegerem de danos ou para adquirir conhecimento e poderes ocultos. Eles até desenham pentagramas no chão e ficam no meio para melhor convocar os poderes ocultos.

Se o ponto superior é orientado para o norte, eles não adoram Satanás, se é orientado para o sul, eles o adoram.

Por razões desconhecidas, o pentagrama é visto como uma representação estelar, mesmo que nenhuma estrela do firmamento se assemelhe ao pentagrama.

Se ele aponta para o norte ou para o sul, no entanto, não há nada a perder no norte. O pentagrama, como todos os símbolos, é uma verdadeira pousada espanhola, onde você pode encontrar tudo o que você traz.

Pentagrama Invertido

A maioria das pessoas acreditam que o pentagrama invertido é onde está o maior simbolismo da maldade, pois, é nele que está contida a imagem ?do bode? que representa a figura de satanás.

Enquanto as duas pontas estiverem para baixo o pentagrama simboliza os quatro elementos (ar, fogo, terra e água) e um quinto elemento que seria o espírito, porém ao invertermos as pontas para cima o pentagrama seria um símbolo de maldição usado em rituais de bruxaria e magia negra para atrair forças ocultas malignas.

E então, já ficou a conhecer o significado pentagrama e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *