Pomba

significado pomba simbolismoA palavra pomba é um termo muito geral no vocabulário francês que não corresponde exatamente a uma classificação científica.

Na maioria das vezes, no entanto, na cultura popular, a “pomba” refere-se à forma branca de um pombo ou pomba doméstica.

Significado Pomba e Simbolismo

A pomba simboliza o amor e a fidelidade em algumas culturas. Esta associação também não é fortuita porque a pomba é uma das raras aves que permaneceram monogâmicas durante toda a sua vida.

Na antiguidade já, pombas foram oferecidas em sacrifício às deusas do amor Astarte e Afrodite (Vênus). Este último também é frequentemente representado acompanhado por pombas. Na cultura ameríndia, os amantes declaram seu amor oferecendo uma pena de pomba.

Liberdade

É através do seu voo que a pomba simboliza a liberdade. A melhor ilustração desse retorno à liberdade é a liberação de pombas durante as cerimônias que também simbolizam a ligação entre o céu e a terra.

Pureza

É pela sua cor branca, sem dúvida, que a pomba é sinônimo de pureza. Segundo o ditado popular, a pureza da pomba branca não pode ser alcançada pela baba do sapo.

Religião

Na Bíblia No Velho Testamento, Noé envia uma pomba após o dilúvio, para ver se as águas se retiraram da terra.

O último retornando com um ramo de oliveira no bico, anuncia o declínio da água. No Cântico dos Cânticos, uma coleção de canções de amor que fazem parte do Antigo Testamento, as pombas também ocupam um lugar de escolha.

Batismo

No Novo Testamento, é dito que o Espírito Santo desceu sobre Cristo em seu batismo na forma de uma pomba. Uma joia batismal representando uma pomba é, portanto, uma excelente ideia para um presente batismal.

Leia Mais >  Coruja
Paz

Em 1949, o Partido Comunista do qual ele era membro, pediu a Picasso que desenhassem um cartaz simbolizando o Movimento pela Paz, por ocasião de um Congresso Mundial a ser realizado em Paris, Hall Pleyel.

Picasso traça o perfil de uma pomba, que desde então se tornou famosa. Para a anedota, Picasso fez o design da Pomba da Paz em 1949, ano de nascimento de sua filha, Paloma Picasso, Paloma que significa “pomba” em espanhol.

Paloma terá uma filha que ela chama de Paz. Na época do batismo de Jesus, o Espírito se manifesta como uma pomba. Este símbolo comum ao Oriente e a Bíblia tem muitas valências. No antigo Egito, no mundo judaico e cristão, o processo espiritual para evocar Deus tem pontos em comum. Os limites da linguagem humana forçam os crentes a usar símbolos.

Horus

O código animal é conhecido no Egito onde Horus, o pássaro divino que abre suas asas e vigia o mundo, é o mensageiro alado da palavra falada por Aquele que é. O cristianismo, por seu lado, evoca os quatro evangelistas por um código animal emprestado do Antigo Testamento.

O mundo clássico estava disposto a recorrer às fábulas em que a sociedade de animais era organizada à imagem da comunidade humana. Mesmo o mundo judaico do segundo século antes de Cristo não se afastou de tais representações.

Em particular, os círculos apocalípticos releem a Bíblia implementando o simbolismo animal. Os capítulos 85 a 90 do livro etíope de Enoque, que oferecem um panorama da história sagrada nessa perspectiva, ganharam o nome de “Apocalipse ao Bestiário”.

A própria Bíblia gosta de recorrer ao simbolismo dos animais: basta lembrar a pomba de Noé e os corvos do profeta Elias. O Novo Testamento, quando assume o simbolismo da pomba para evocar o Espírito Santo, faz parte de uma longa tradição.

Leia Mais >  Gavião

Em suma, a Pomba tem um significado religioso muito forte, principalmente para o Cristianismo.

E então, já ficou a conhecer o significado pomba e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *