Rosa dos Ventos
A Rosa dos Ventos é um desenho que a partir dele as pessoas tentam se localizar em um determinado lugar.
É assim considerado como um instrumento utilizado na navegação. Foi bastante utilizado nesse setor porque permitia se orientar mesmo debaixo de qualquer situação de tempo.
Posteriormente passou a ser utilizada também no transporte rodoviário e aéreo para localização.
A rosa é formada pelos pontos cardeais, os colaterais e os sub-colaterais. Esse desenho com os pontos é o que consta na bússola.
Esse instrumento recebeu o nome de Rosa dos Ventos porque ao juntar os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais ficou com a aparência de uma rosa. Esses pontos parecem com as pétalas da rosa.
Veremos a partir de agora o significado Rosa dos Ventos e as suas interpretações.
Simbolismo e Significado Rosa dos Ventos
Valor Simbólico
O valor simbólico da rosa remete para os sentimentos e votos de sorte, de sucesso e de transformações positivas na vida das pessoas.
História
A rosa foi criada no longínquo século XIV. A ideia era ilustrar os mapas da época designando os ventos no Mar Mediterrâneo.
Foi por esta razão que durante a Idade Média, os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais possuíam outros nomes.
Alguns desses nomes, são:
- Norte (Tramontana)
- Sul (Ostro)
- Oeste (Ponente)
- Leste (Levante)
- Nordeste (Greco)
- Sudeste (Siroco)
- Sudoeste (Libeccio)
- Noroeste (Maestro)
Assim, a rosa representava 32 ventos do Mar Mediterrâneo, dos quais eram oito ventos principais, oito ventos secundários, e dezasseis ventos terciários.
Um fato curioso é que os principais ventos receberam o nome dos lugares da Grécia localizados próximo ao Mar Mediterrâneo, e possuem características específicas.
Por exemplo:
- Tramontana, é um vento frio que provinha do Norte;
- Ostro, é um vento quente que carregava consigo chuva;
- Ponente, é uma brisa suave que sopra após uma tempestade;
- Levante, é um vento frio e bastante úmido que carrega consigo chuva e névoa;
- Greco, é um vento frio e seco;
- Siroco, é um vento quente que sopra por três dias direto;
- Libeccio, é um vento que sopra da floresta;
- Maestro, é um vento que sopra quando a França está sob a ação das correntes de ar Ártico ou polar.
Oito Portas
Podemos também encontrar uma relação da Rosa dos Ventos com o princípio da oito portas, que indica os oito caminhos espaciais, apontados pelos pontos cardeais, que são quatro.
Para o princípio da oito portas, os quatro pontos cardeais simbolizam os quatro itens constituintes do universo, a saber: o fogo, a água, a terra e o mar.
Destaca-se nesse sentido que esses elementos não são vistos de forma isolada, são por assim uma unidade.
Também é indicativo dos quatro estados considerados intermediários da matéria, que são: o quente, o frio, o úmido e o seco.
Tatuagem
Você também poderá encontrar a Rosa dos Ventos desenhada no corpo das pessoas sem a interpretação de seu significado habitual, que é o de localização de pessoas ou objetos em um determinado lugar.
Nesse caso, as tatuagens remetem para as mudanças positivas na vida, à esperança, e à boa sorte, mas também é uma tatuagem utilizada pela máfia russa.
Essa situação é fácil ser identificada porque os membros dessa máfia se tatuam com a rosa numa posição acima do coração e neste caso, o significado da rosa remete para as questões de raças. Geralmente indicam superioridade entre as pessoas, e supremacia de alguns grupos sobre outros.
Esta poderá ser tatuada no joelho da pessoa, e isso é para dizer para as demais que ela não se ajoelha diante de nada e de ninguém.
E então, já ficou a conhecer o significado Rosa dos Ventos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?
Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.