Samurai

samurai significadoOs samurais são figuras conhecidas, mas poucas pessoas sabem o verdadeiro significado dessa representação japonesa tão tradicional.

O significado samurai é uma representação de lealdade, coragem e honra, tudo isso porque no Japão eles conseguiam controlar os rumos do poder, por isso os samurais acabam sendo um grande símbolo quando pensa-se na cultura japonesa.

Os samurais são uma classe de guerreiros profissionais de uma organização chamada ‘’Xogunal’’ do Japão no período entre 1100 e 1867, a principal arma era a espada.

Os samurais defendiam senhores feudais, assim, utilizavam seu exército de guerreiros para a invasão de territórios e recebiam terras em troca desse serviço.

Simbolismo e Significado Samurai

Bushido

O Bushido, traduzido como ‘’O caminho do Guerreiro’’ era o código de ética dos samurais. Dentro desse código de ética um dos grandes destaques era a lealdade ao mestre, a autodisciplina e a defesa da honra.

O código ainda previa o seppuku, um ritual suicida. Esse ritual tinha o intuito de preservar a honra do Samurai diante uma derrota, ou seja, estamos falando de um código que era totalmente rigoroso com esses guerreiros e que deveria ser seguido a risca.

Katana

Katana é o nome que leva a espada que o samurai utiliza. Essa arma é a representação do treino espiritual e também militar que vai de encontro com a representação das artes marciais.

As artes marciais é a combinação da disciplina física com a disciplina mental. É chamada de ‘’daisho’’ o conjunto de katana e wakisashi, espada curta que também era bem utilizada pelos guerreiros, as duas são armas consideradas bem tradicionais.

Armadura

A armadura dos samurais eram feitas com couro e cobertas com verniz, tudo isso para proteger a armadura da umidade.

O capacete era feito de metal e ainda como proteção haviam acessórios nos braços e nas coxas, as luvas também estavam presentes nas roupas dos samurais, além da capa de seda.

Leia Mais >  Deusa da Justiça

Yabusame

Yabusame era o nome da cerimônia realizada em festivais de cunho religioso, onde os guerreiros utilizavam de arco e flecha, indo de cavalo.

Os samurais utilizam uniformes de caça nessa cerimônia e andavam em um caminho estreito, disparando alvos para setas que eram vistas como amuletos da sorte.

Atualmente o Yabusame ainda é praticado enquanto esporte, mas o seu real significado era uma oração por paz e prosperidade, por isso só poderia ser feita em uma cerimônia considerada sagrada.

Tatuagem

Por fim, o samurai pode ser representado em uma tatuagem. Como é uma figura masculina, geralmente é escolhida por homens.

O desenho vem para significar toda essa questão de disciplina e de honra que os samurais conquistaram ao longo da história. Os locais mais escolhidos para essa tatuagem são as costas, ombros e as pernas.

E então, já ficou a conhecer o significado samurai e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *