São Jorge

significado são JorgeJorge, que mais tarde passou a ter o cognome de São Jorge, era um turco que viveu neste país durante o século III, especialmente na cidade de Capadócia.

Após a morte de seu pai na Turquia, São Jorge se mudou para a Palestina e lá transformou-se em guerreiro e também padre.

Motivado pelas guerrilhas e combates, ele entrou para a carreira militar onde obteve sucesso. Ao longo dos anos em que passou como um militar chegou a ser capitão do exército romano.

Também lhe foi concedido, dentre muitos outros títulos, o de Conde da Capadócia. Provavelmente veio a falecer em 23 de Abril, e por esta razão, esta data passou a ser considerada como o dia de São Jorge.

Veremos a partir de agora o significado São Jorge e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado São Jorge

Padroeiro

A cavalaria do exército brasileiro e também o grupo de escuteiros têm em São Jorge a figura de padroeiro. Além desses, outras cidades em vários países também consideram ele como padroeiro.

Exemplos que citamos dessas cidades são Beirute no Líbano, Moscou na Rússia, Gênova na Itália, Londres na Inglaterra e Barcelona na Espanha, entre muitas outras.

Cultura Africana

Para a cultura africana São Jorge está relacionado com o principal orixá local que é chamado de Ogum. Ele também é tido como o senhor dos metais e um grande guerreiro para o povo africano.

Brasil

Além da cavalaria do exército do Brasil que o tem como padroeiro, no país São Jorge é visto como representante da lua.

Sobre esta questão é comum que os brasileiros ao olharem para esse astro celeste, que é a lua, enxergue uma grande mancha em sua superfície. A explicação para isso é que lá está São Jorge montado em seu cavalo.

Dessa forma, tem-se como um guerreiro de grande força e que é capaz de proteger todas as pessoas. Por esta razão, São Jorge é visto como um protetor.

Lenda de São Jorge e o Dragão

Existe uma lenda em várias culturas que fala da guerrilha entre São Jorge e o dragão.

Neste conto lendário, o dragão representa o espírito mal das trevas, enquanto que o santo é o representativo de um Deus. Aqui a ideia é de uma luta entre o bem e o mal.

A lenda de São Jorge e o dragão conta que este Santo desejava salvar a princesa do reino, chamada de Sabra, e também o seu povo de uma grande opressão.

Para conseguir êxito em seus propósitos lutou bravamente com um dragão de modo a representar o bem guerreando contra o mal.

O santo chega a ser vencedor nesta batalha matando o dragão com uma lança. Após a luta, ele veio a casar-se com a princesa Sabra e foram morar durante muitos anos na Inglaterra.

Explica a lenda que princesa e o Santo foram morar na Inglaterra porque o rei não queria ver sua filha casada com um cristão.

Com esta história, o povo de muitas culturas ao redor do mundo acredita que o santo guerreiro é um símbolo do bem, do destemor e da coragem.

Representação

A representação de São Jorge nas mais diversas culturas ao redor do mundo é sempre a de um guerreiro vestido com uma armadura de metal, uma capa vermelha e portando uma espada e uma lança.

Está montado em um belo cavalo branco onde ambos lutavam sobre um dragão de cor avermelhada. Nesta figura que se passa de geração em geração, São Jorge está exatamente lanceando o dragão de modo a matá-lo.

É interessante destacar que a lança é considerada um símbolo solar e também da masculinidade, sendo com ela que São Jorge dar por derrotado o seu adversário.

Também é um fato que algumas culturas criaram a figura de São Jorge utilizando apenas a espada com a qual derrota o seu inimigo e assim salva o seu povo e a princesa do reino, vindo imediatamente a casar-se com ela e mudando-se para a Inglaterra.

Tatuagem

As pessoas também costumam fazer tatuagens corporais utilizando a figura de São Jorge e o dragão. A ideia nesse sentido é demonstrar proteção e de ser guerreiro.

A tatuagem pode ser feita no braço ou nas costas. Geralmente quando feita nas costas são figuras bem grandes que podem tomar toda a sua dimensão.

E então, já ficou a conhecer o significado São Jorge e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Símbolos de Natal

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *