Sapo

sapo significadoO sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, prosperidade, boa sorte, êxito, força, coragem mas ao mesmo tempo, leva consigo o significado de morte, bruxaria e magia.

Há diversas mitologias em torno deste animal, todas elas como elemento masculino. Vejamos agora o significado sapo consoante diferentes crenças e situações.

Simbolismo e Significado Sapo

Misticismo e Espiritualidade

Dentro da alquimia carrega consigo o símbolo da matéria prima que sofre transformação, representando a cobiça sem limites que costuma afogar pessoas dentro do seu próprio excesso.

É ao morrer que o sapo atinge a cor negra e entra em um estado onde enche o seu próprio corpo de veneno. Essa carcaça do sapo era utilizada pelo alquimista que submetia ao fogo, até ser transformado em um elixir capaz de matar ou salvar o indivíduo.

Foi no século XV na Europa que o sapo foi associado a rituais de bruxaria e de magia negra, já que esse veneno simboliza o mal e a morte.

Além disso, sempre foi um animal comum para as bruxas.

No Egito o sapo era considerado um símbolo fetal, sendo que a deusa rã dos nascimentos estava relacionada com a evolução.

A metamorfose do girino era a representação da ressureição.

Cristianismo

Dentro do cristianismo o sapo vem para simbolizar a evolução espiritual, de forma que o seu ciclo de vida apresenta três estágios, sendo: ovos, girinos e adultos.

Dessa forma, seria como a simbolização da Santíssima Trindade.

Sorte

Já na China o sapo vem para representar sorte, além de trazer a chuva. Além disso, é considerado Yin, a divindade da lua, da noite e da água, sendo a figura do arqueiro que alcança a lua e por isso se transforma em sapo.

Leia Mais >  Joaninha

Pela China é normal encontrar alguma peça em formato do sapo sentando em um monte de dinheiro.

O objeto é para proteger e ao mesmo tempo aumentar a quantidade de dinheiro que está ali. O local que o objeto fica também é importante, já que vede ser deixado de frente para a porta, como um convite para o dinheiro entrar.

Sonhos com Sapo

Os sonhos com os sapos podem apresentar diversos significados, tudo vai depender da forma com que ele aparece no sonho.

A associação de sonhar com sapos pulando quer dizer sorte, como se a sorte estivesse caminhando em direção a quem está sonhando.

Porém, se a pessoa sonha com sapo dentro de casa tem um significado bem diferente, já que vai relevar que a existência de uma pessoa querendo prejudicar e trazer azar a outra.

Fábulas

Por fim, nas fábulas o sapo é sempre representando pela transformação, já que depois do beijo de uma bela mulher, consegue se transformar em príncipe, ganhando assim uma nova vida.

E então, já ficou a conhecer o significado sapo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *