Shiva

significado shivaPara entendermos o significado Shiva teremos que tratar sobre uma das maiores religiões do mundo, o hinduísmo.

Simbolismo e Significado Shiva

Hinduísmo

Para a religião hinduísta o significado Shiva é complexo representando tanto a destruição como a criação.

Este é o nome de um dos seus deuses, o qual é supremo e também destruidor sendo capaz de transformar tudo em sua volta.

Considerado aquela pessoa ou deus que faz apenas o bem, Shiva é um representativo da energia de criação e por este motivo faz parte da tríade hinduísta, juntamente com o deus Brahma, que é de fato o criador, e Vishnu, que preserva.

Shiva destaca-se pela sua grande capacidade de criação, destruição e transformação feitos em um ritmo cíclico.

Representação

A representação de Shiva é a de um homem sempre sentado na posição conhecida de lótus. Abaixo dele existe a pele de tigre que serve como um símbolo de vitória e da sua força.

Esse deus possui quatro braços, onde dois descansam sobre suas pernas. Um terceiro braço segura pelas mãos um tridente.

Esse tridente é indicador dos raios e de suas três virtudes que são:

  • Criação;
  • Destruição;
  • Transformação;

Algumas pessoas costumam dizer que esse tridente representa as características de movimento, equilíbrio e inércia.

Ainda existem outras interpretações que afirmam que a mão direita do deus Shiva colocada na altura do peito, é indicativa de benção.

Na sua imagem há algumas serpentes enroladas na sua cintura e também no pescoço. O significado para esses animais é o poder e a imortalidade, simbolizando a energia vital, que é chamada de Kundalini.

Olhos e Cabelos

Conta a história que Shiva possuía os cabelos longos porque nunca os tinha cortado. A explicação é que neles existia energia, poder e até magia.

Sobre sua cabeça existe um coque e a lua crescente. Os dois itens possuem significados distintos.

O coque, que é muito parecido a uma coroa, representa o Rio Ganges e Shiva. Os adeptos do hinduísmo acreditam que este seja um simbolismo do poder de conceder a água aos homens.

Em relação à lua crescente, ao comparar com o estado cíclico de renovação deste astro celeste, os hindus acreditam simbolizar o movimento circular natural que restaura e renova.

Ainda na cabeça, em especial na testa, existe um olho que simboliza o fogo da destruição e os raios. Estes são ao mesmo tempo símbolos do esclarecimento e da inteligência.

Indicam ainda a força de regeneração, de destruição, e também o poder divinal que move estas forças.

Nataraja, Bhairava e Parvati

O deus Shiva em alguns momentos é representado na dança, na destruição dos inimigos e no casamento. Compreenderemos melhor como essa representação é feita:

  • Nataraja é a representação do deus Shiva na dança e na meditação. Na dança, ele representa o nascer, o morrer e o renascer;
  • Bhairava indica a destruição dos adversários e quando estiver representado nesta condição está sempre junto de um animal;
  • Parvati é a representação do casamento de Shiva. São sempre retratados montados em um touro que se chama Nandi. O simbolismo nesta condição é o de fertilidade;

E então, já ficou a conhecer o significado Shiva e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *