Símbolo da Enfermagem

significado símbolo da enfermagemO símbolo da enfermagem é um desenho específico que possui, além do termo enfermagem, mais três itens, a saber: A lâmpada alimentada por óleo, a cobra e uma cruz.

Estes itens fazem parte do símbolo da enfermagem desde o ano 1999, quando então o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)lançou a Resolução 218.

Nesta, além de criar e estabelecer, atribuiu significados aos símbolos da enfermagem que podem ser explicados resumidamente a seguir:

  • Lâmpada a óleo: Essa lâmpada é muito parecida com a lâmpada de Aladim. É uma luz alimentada por óleo e nela contém uma chama acesa. Foi atribuído a este item a simbologia do ambiente de enfermagem e o caminho para a saúde.
  • Cobra: Para essa serpente, de cabeça pontiaguda e tamanho pequeno, foi atribuído o significado de magia e também de Alquimia. A ideia é representar o renascimento das pessoas que necessitam de cuidados, bem como a sua cura.
  • Cruz: Este item é na cor vermelha sendo indicativo das questões relativas à saúde. Como símbolo da enfermagem ela é representada juntamente a cobra, e indica a ciência.

Não menos importante, mas que também faz parte do símbolo da enfermagem, existe a seringa. Para este item foi dada a atribuição de representar as técnicas utilizadas em enfermagem.

Veremos a partir de agora o significado símbolo da enfermagem e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolo da Enfermagem

Pedra símbolo

Para esta ciência existe uma pedra que simboliza a sua essência. Esta é a pedra esmeralda que juntamente à sua cor verde representa o símbolo da enfermagem.

Técnico e auxiliar em enfermagem

Tanto o técnico quanto o auxiliar de enfermagem também devem ser considerados como profissionais desta ciência. O símbolo que remete para eles é muito parecido com o da enfermagem.

Leia Mais >  Símbolo Família

A única diferença é que não se colocam a cruz e a cobra. No lugar desses dois itens, tem-se a seringa. Destaca-se que a lâmpada a óleo, ou lamparina, permanece com sua representatividade neste símbolo.

Origem

Embora tenha sido apenas em 1999 que o COFEN estabeleceu os itens do símbolo da enfermagem, este já existe desde o século XIX.

A ideia de criação partiu da vontade de homenagear a enfermeira inglesa chamada de Florence Nightingale (1810-1920). Esta dedicou toda sua força e vida aos cuidados especiais para com os enfermos.

Ela desempenhou papel de saúde importante durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). Todos os dias e pela noite ela visitava os soldados feridos. Para poder observá-los melhor utilizava uma lamparina. Muitos passaram a chamá-la de “Dama da Lâmpada”.

A ideia que se tinha é a de que ela dedicou sua vida e atenção para levar luz e cura para as pessoas enfermas.

Tatuagem

Muitas pessoas optam por imortalizar as suas profissões em seus corpos. Para isso usam de tatuagem nos diversos membros.

Os profissionais da enfermagem utilizam o símbolo desta ciência ou até outros desenhos, tendo então como significado símbolo da enfermagem uma referência a saúde e ao trabalho da sua vida.

Exemplos são os dois corações com riscos de eletrocardiograma, ou com a Cruz Vermelha. Também existe o desenho da cruz com o estetoscópio, ou este aparelho e as linhas de eletrocardiograma.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo da enfermagem e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *