Símbolo da Engenharia

significado símbolo da engenhariaO símbolo da engenharia é uma roda de engrenagem a qual em seu centro existe a imagem da deusa Minerva. Para os romanos essa deusa é a representação do ensino e da aprendizagem, da intelectualidade e da sabedoria.

No Brasil esse símbolo é ampliado em seu sentido. Tudo que for relativo à engenharia civil recebe este símbolo, embora sabemos que ele é utilizado nas diferentes áreas de atuação da engenharia.

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o CONFEA, cada área possui elementos específicos, sendo que estes são sempre colocados dentro da roda de engrenagem.

Simbolismo e Significado Símbolo da Engenharia

Justificativa

A justificativa para utilizar a imagem da deusa Minerva como símbolo da engenharia é provavelmente a sua capacidade de guardar muitas e diferentes habilidades, o que vai de encontro às diversas áreas da engenharia, cada qual exigindo habilidades diferentes.

A deusa Minerva, que também é chamada de Atena, nasceu de Júpiter e Métis. Seu pai veio a engolir sua mãe porque ao consultar o Oráculo ficou sabendo que caso nascesse uma menina, então ela seria tão forte quanto o pai.

Na tentativa de colocar seu plano em prática, conta a lenda que Júpiter promoveu um jogo em que todos os participantes deveriam se transformar em um animal.

Métis inocentemente se transformou em uma mosca e foi rapidamente devorada pelo sagaz Júpiter. Aquilo lhe custou caro pois passou a ter uma dor de cabeça insuportável.

Quando então pediu que fosse aberta a sua cabeça, e dentro desta saiu a deusa Minerva, uma guerreira de muita força e sabedoria.

Minerva assim é retratada utilizando um capacete de guerra, um escudo e também uma lança. Aparelhos de luta e defesa necessários para uma guerreira.

Dessa forma, o significado do símbolo da engenharia pretende refletir essa multifaceta de habilidades diferenciadas que os engenheiros precisam para por em prática a profissão.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo da Engenharia e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


1 Comment
  • Patrick Campos da Silva

    Eu posso usar este simbolo para reprodução comercial?

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *