Símbolo da Psicologia

significado psicologiaO símbolo da psicologia também recebe o nome de símbolo PSI. A explicação para isso é que a vigésima terceira letra do alfabeto grego é chamada de psi e possui a mesma forma do símbolo da psicologia.

Esse símbolo é o desenho de um tridente, que é um objeto com três pontas e é sustentado por um monopé.

Veremos a partir de agora o significado símbolo da psicologia.

Simbolismo e Significado Símbolo da Psicologia

Etimologia da Palavra

A etimologia da palavra psicologia é entendida a partir da associação de duas outras palavras do idioma grego, a saber: a psiche e a logos.

Tomadas separadamente, a palavra psiche significa o sopro ou a alma. Dando um sentido para isto ficaria mais ou menos algum semelhante a “o sopro da alma ” ou “um sopro de vida”.

Enquanto que a segunda, logos, representa a ciência e os estudos. Seria algo do tipo “estudar ou fazer ciência”.

Quando associamos todos esses significados, temos então que a simbologia da palavra psicologia indica, etimologicamente, o estudo da alma, ou a ciência da alma.

Tridente

O símbolo da psicologia, o tridente, é associado com muitas simbologias e significados. Uma destas indica cada área existente na psicologia, sendo elas:

  • Psicanálise;
  • Mentalismo;
  • Humanismo;

Sigmund Freud, um psicanalista conhecido mundialmente, criou uma teoria em que afirma ser cada uma das pontas representativa de uma tríade de forças.

Estas seriam a id, que representa o lado inconsciente das pessoas; o ego, que é um momento de pré consciência consciente; e, por terceira, o super ego que representa o lado consciente individual.

Outras interpretações também são espalhadas entre os estudiosos da ciência. Alguns afirmam que o tridente simboliza os raios e relâmpagos, enquanto que outros acreditam estar mais atreladas as forças que vem do inconsciente das pessoas.

Além dessas, é destaque a teoria que associa as três pontas aos três principais impulsos humanos, que são a espiritualidade, a necessidade de manter-se alimentado e o desejo ardente por sexo.

Religião

O tridente utilizado como símbolo da psicologia também tem um simbolismo espiritual. Dentro da religião cristã ele indica a Santíssima Trindade composta pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo.

No hinduísmo, este símbolo também é carregado de uma simbologia religiosa. É ele que o deus Shiva utiliza para descarregar a energia que cria, transforma ou destrói.

Ainda dentro desta religião o Trident é chamado de Trishula, e tem a representatividade tríade de criação, preservação e destruição, e também de equilíbrio, inércia e movimento.

Poseidon

O deus das águas, chamado de Poseidon, utiliza um tridente para alcançar o coração de seus adversários e capturar suas almas.

Além disso, com este objeto ele agitava ou acalmava as águas. Justamente por esta razão que o tridente da psicologia simboliza a instabilidade.

Tatuagem

O símbolo da enfermagem também é utilizado por profissionais desta ciência. Neste caso o significado símbolo da psicologia seria a imortalização da sua atividade ou então para indicar criação ou transformação.

Por se tratar de um desenho de pequena estrutura, este poderá ser tatuado no braço ou mesmo nas costas.

E então, já ficou a conhecer o significado psicologia e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *