Símbolo da Medicina

significado símbolo de medicinaO símbolo da Medicina não é utilizado por qualquer pessoa e em qualquer situação. Isto porque define uma profissão e uma atividade específica.

Passaremos a partir de agora a conhecer melhor o significado símbolo da medicina.

Simbolismo e Significado Símbolo da Medicina

Representação

O símbolo da medicina é representado pelo esculápio, que é conhecido como o bastão de asclépio.

Em seu desenho consta um bastão que pode ser uma arte ou uma vara, e aí entrelaçado nele existe uma serpente.

Bastão

A explicação para utilizar o bastão de asclépio é a associação com a ciência da Saúde, a própria medicina, isso porque asclépio é o deus da cicatrização.

Segundo a mitologia grega, asclépio foi um aluno de Centauro Quíron que aprendeu rapidamente a arte da Medicina chegando mesmo a se sobressair em relação ao seu professor.

Asclépio ganhou a fama de ser um grande curador. Ele era um grande conhecedor do sangue de Górgona, sendo que suas dosagens feitas na medida certa ressuscitava doentes em estágio terminal.

Serpente

É de grande complexidade o simbolismo que a serpente carrega quando inserida no símbolo da medicina. Ela simboliza a destruição e consequente morte mas também representa a fertilidade e o renascimento.

Quando imaginamos a cobra um réptil que troca de pele periodicamente, se transformando em um novo ser, podemos então compreender o simbolismo do renascimento e da fertilidade.

Por outro lado, o simbolismo da destruição e morte é colocado como oposto ao de construção ou ressurreição e vida.

Muitos falam numa relação igualmente de oposição entre o veneno, que é mortal, e a cicatrização, que é tão essencial para dar o renovo e vida ao doente.

Autoridade

O bastão de asclépio dentro do símbolo da medicina representa a autoridade, porém não é uma autoridade qualquer, e sim algo que indica atributo divino.

Isso é entendido quando colocamos o médico na figura de alguém que usa suas habilidades e se esforça para manter a vida de uma pessoa.

Mitologia Grega

Cabe ressaltar a mitologia grega como importante fator histórico para compreender o simbolismo e a utilização do símbolo da medicina.

Segundo a lenda, o grande deus chamado Zeus, não gostou da ideia de asclépio conseguir dar vida as pessoas e retirá-las do seu reino.

Irado Zeus tira a vida de Asclépio em um ato de grande autoridade.

É nessa relação de autoridade e de decisão sobre a vida de alguém é que se baseia a criação e utilização do símbolo da medicina.

Tatuagem

O símbolo da medicina é bem enigmático e bastante complexo podendo representar o poder e autoridade. Isto por si só já é motivo para que pessoas se tatuem com este símbolo.

Além do mais, muitos acadêmicos se acham na obrigação individual de tatuarem seus membros com o bastão de asclépio.

Nesse sentido estão buscando imortalizar a sua futura profissão, como comemorar a grande vitória de conseguir adentrar em um curso cobiçado e difícil.

Tendo isso em consideração, o significado símbolo da medicina neste caso seria a satisfação individual de forma a representar a sua missão de vida que as pessoas buscam ao tatuar este simbolo no seu corpo.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo de Medicina e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *