Símbolo do Reggae

O Reggae é considerada uma das formas de expressão do movimento rastafári. Esse movimento teve sua origem na Jamaica, sendo uma manifestação da cultura desse povo.

Para os rastafáris a Etiópia é um local sagrado, já que para eles o país é Sião, a terra Prometida.

Significado Símbolo do Reggae e Simbolismo

Símbolo da Paz

paz simbolo

Um dos símbolos do reggae é o símbolo da paz, que seria a união de letras como n e d, a letra d tinha como representação o desarmamento nuclear. Esse símbolo foi criado ainda na década de 50 para uma campanha de desarmamento nuclear de um artista britânico ‘’Gerald Herbert Holtom’’.

Foi depois, na década de 60 que esse símbolo começou a ser utilizado pelo movimento rastafári. Outro movimento que adotou esse símbolo foi o movimento hippie.

Significado da Palavra Rastafári

Não tem como pensar no reggae sem saber a origem do rastafári. A palavra nada mais é do que uma junção do elemento ‘’ras’’ que tem como significado ‘’príncipe’’ e da palavra ‘’tafari’’ que tem como significado ‘’paz’’.

A palavra de forma separada (rás tafari) era o nome de um etíope chamado Haile Selassie (1892-1975), o qual foi uma figura do governo do país e era considerado a encarnação de Deus.

Bandeira Rastafári

bandeira rastafari

A bandeira rastafári é um dos símbolos do reggae, essa bandeira é muito parecida com a da Etiópia, o que muda é somente o símbolo que está ao centro.

A bandeira da Etiópia possui um pentagrama e a bandeira do movimento rastafári, que tem o reggae como forma oficial de expressão, estampa o leão de Judá.

Cores do Reggae

As cores do reggae são as cores da bandeira da Etiópia, que seria verde, amarelo e vermelho. Essas cores também estão na bandeira rastafári.

Leia Mais >  Olho Grego

Cada cor tem o seu significado. Por exemplo, a cor verde vem para representar as terras fecundas, enquanto o amarelo vai simbolizar a paz e o vermelho o sangue que foi derramado para que a Etiópia tivesse a sua independência.

Leão de Judá

leão de judah

O leão de Judá na verdade é uma forma de nomeação de alguma entidade suprema, dessa forma, a figura será representada e inserida nesse contexto de rastafári e o do reggae, como forma de afirmar a encarnação de Deus dentro da cultura etíope.

Canábis

O regga e e o movimento rastafári estão fortemente associados ao canábis. Essa é a folha onde o haxixe e a maconha são extraídos, com diversos atributos sagrados.

Lembrando que por aqui a folha é utilizada somente dentro do movimento rastafári, em rituais.

Jah

Dentro do movimento rastafári e como consequência, dentro do reggae, ‘’Jah’’ é uma palavra muito utilizada.

Essa palavra vem para simbolizar o Deus Rastafári, quando o movimento foi criado no ano de 1930 o principal objetivo é que os negros se unissem a sua terra de origem.

Quando o primeiro imperador foi coroado as pessoas passaram a acreditar que aquilo era uma profecia que estava se cumprindo durante todo o continente.

O primeiro a ser coroado passou a se chama Jah Rastafári, sendo o símbolo de salvação, onde irá redimir os negros da supremacia branca.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo do Reggae e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *