Símbolos da Páscoa

significado símbolos da PascoaÉ uma representação cristã da morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. Este ritual significa a chegada de novos tempos e o uma esperança renovada para toda a humanidade.

Os símbolos da Páscoa são os seguintes:

Simbolismo e Significado Símbolos da Páscoa

Ramos da Palmeira

Os Ramos da Palmeira é um símbolo dentro da semana santa e remete para o primeiro dia desta, o Domingo de Ramos.

Sua utilização é no intuito de recordar a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Historicamente os povos da cidade espalhavam os ramos de palmeiras por toda estrada por onde Jesus passaria, comemorando assim a sua chegada e entrada na cidade.

Ainda hoje algo parecido é feito, só que desta os ramos são colocados dentro da igreja cristã e apenas na semana santa.

A ideia continua a ser a mesma: Comemorar e dar boas vindas a visita de Jesus Cristo.

Cordeiro

Certamente dentre dos símbolos da Páscoa este é o mais antigo.

Se observarmos no Antigo Testamento da Bíblia Deus fez uma aliança com o povo judeu e o cordeiro serve para relembrar este pacto.

Pela história contada no Antigo Testamento, na época da Páscoa as pessoas a celebravam sacrificando um cordeiro.

Atualmente este sacrifício já não é mais preciso e os cristãos até continuam considerando o cordeiro, só que em outro sentido: Para eles Jesus é o cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo.

Círio Pascal

Em todas as missas realizadas durante a semana santa é utilizado o Círio Pascal. Esse símbolo nada mais é que uma vela gigante onde consta uma cruz e duas letras gregas: a Alfa e a Ômega.

As duas letras significam o “primeiro” e o “último”, o “início” e o “fim”. Elas referem a Jesus Cristo que é o Alfa e o Ômega, ou seja, o Primeiro e o Último.

Ainda durante a semana santa é feita a que chamam de vigília Pascal.

É durante a vigília que são inseridos no Círio Pascal cinco pontos que representam as cinco chagas de Jesus Cristo enquanto estava crucificado na cruz.

No Sábado de aleluia a vela gigante, que é o Círio Pascal, é acesa simbolizando a ressurreição de Jesus Cristo.

Coelho da Páscoa

O coelho é um animal mamífero que se reproduz facilmente, e em cada ninhada nascem muitos coelhinhos. Por esta razão ele foi escolhido como um símbolo para a vida e a fertilidade.

As culturas mais antigas já tratavam este animal como um símbolo da fertilidade. Isso porque na primavera eles eram os primeiros animais a deixarem suas tocas e se reproduzirem.

O coelho é atualmente um dos símbolos da Páscoa e foi associado a esta pois representa uma esperança de vida com a ressurreição de Jesus Cristo.

Este animal assim passou a fazer parte da Páscoa juntamente aos ovos. Em especial ganharam tradição como presentes ofertados às pessoas no domingo de Páscoa.

Ovos de Páscoa

As culturas que viviam ao longo do Mar Mediterrâneo tinham o costume de presentear as pessoas com ovos, isso porque era considerado o símbolo da vida.

Esses povos cozinhavam os ovos, pintavam e presenteavam as pessoas como uma forma de homenagear a vida e a fertilidade. Esse ritual era comum na época do plantio, qual seja, bem no início da primavera.

Os cristãos aprovaram a ideia e passaram também a utilizar os ovos em suas festividades. Nestes eram pintadas as imagens de Jesus Cristo e de Maria, e a ideia era representar o nascimento de Cristo.

As coisas se modernizaram e passaram também a utilizar ovos de chocolate. E isso virou tradição entre as pessoas da atualidade que compram esses ovos e presenteiam umas às outras, especialmente no domingo de Páscoa.

Peixe

O peixe também é um dos símbolos da Páscoa e faz parte de todo o ritual que envolve a Semana Santa.

É comum na sexta-feira comer peixe como uma forma de recordar dos 40 dias de jejum em relação a carne. Os cristãos fazem isso por toda a quaresma.

A introdução do peixe como símbolo da Páscoa vem dos apóstolos de Jesus Cristo que eram pescadores.

Realmente no símbolo do Peixe existe um acróstico: IXTUS. Nada mais é que o nome peixe escrito em grego, mas é também uma sigla para “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter”, que traduzida para o português significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos da Páscoa e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *