Símbolos da Paz

significado símbolos de pazO significado símbolos da paz está geralmente associado com a cor branca. Eles indicam normalmente que naquele instante não existem rumores de guerra, de conflitos, de contendas ou de violência.

Esses símbolos são criados e utilizados para transmitir a paz ou indicar um estado de paz, ou até mesmo para dar conceito através de imagem ao que chamamos de paz.

Vários são os símbolos da paz e sobre eles passaremos agora a tratar.

Veremos a partir de agora o significado Estrela de Davi e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolos da Paz

O símbolo da paz em sua versão conhecida internacionalmente foi criado no ano de 1958 por um artista inglês chamado de Gerald Herbert Holtom (1914-1985), e por ocasião de uma campanha feita a época intitulada no idioma inglês de Campaign for Nuclear Disarmament – CND, e que para o português pode ser traduzida como campanha do desarmamento.

Com isto desmente-se a história de que foram os hippies que criaram o símbolo da paz durante a década de 1960.

Muitas pessoas acreditam que somente a partir daí é que passou a ser conhecido mundialmente o símbolo que passaram a chamar de paz e amor.

A figura desenhada desse símbolo é a de um círculo com um fundo branco. Bem ao centro e de forma geométrica passa uma linha que divide em duas partes esse círculo.

Também existem duas linhas na parte de baixo do símbolo que apontam para baixo, e são desenhadas em um ângulo de 45 graus.

Este desenho com as linhas nessas posições pretende representar as letras “n” e “d” que são as duas que iniciam a expressão inglesa ‘Nuclear Disarmament‘.

Branco

O branco também é uma cor que significa um símbolo da paz por que transmite tranquilidade, calma e limpeza.

As pessoas geralmente atribuem ao branco as relações e manifestações positivas que, sem preconceito, se opõe a cor preta, que indica, nesse sentido, as manifestações negativas.

Também é comummente associada a cor branca com os anjos e tudo o que remete para o celestial. Sendo assim, é um simbolismo da paz e de tudo o que é bom.

Pomba

A pomba também é um símbolo internacional representativo da Paz, porém esta representação é dada apenas pelas pombas na cor branca.

Para o cristianismo e também para o judaísmo a pomba branca é uma mensageira da paz.

É comum nos desenhos da pomba branca indicando paz que ela tenha em seu bico um ramo de flor. A explicação para isso é a representação da liberdade e também da segurança.

No Antigo Testamento da Bíblia Sagrada existe a história sobre o dilúvio que aconteceu à época, e que Noé ficou responsável por construir uma arca.

A história bíblica conta que Noé recebeu a visita de uma pomba branca que portava em seu bico um ramo de oliveira.

Com esse gesto Deus estava mostrando para ele que o dilúvio havia chegado ao fim, era por assim, a existência de uma nova fase em que reinaria a paz e a tranquilidade.

Bandeira Branca

No renascimento ficou difundido a bandeira branca e a partir daí passou a ser utilizada em todas as partes do mundo. Sua representação indica a pureza, a união e a verdade.

É muito comum encontrarmos a bandeira branca em missões de paz. Durante os episódios de guerra, os guerreadores levantam a bandeira de cor neutra para indicar uma intenção de tornar-se neutro na batalha.

A ideia de levantar a bandeira branca é a de mostrar que a tropa se rendeu e não deseja mais lutar. Dessa forma, naquele instante certamente haverá paz entre os lutadores.

É importante destacar que a utilização indevida da bandeira branca é considerada um crime de guerra dada pela Convenção de Genebra isto porque os membros da convenção a registaram como um estandarte de valor inabalável.

Pena Branca

Muitas instituições têm a pena branca como um símbolo da paz. Se voltarmos para o passado próximo, veremos que a pena por si só representava a covardia.

Durante as brigas de galo, os apostadores acreditavam que estes animais que tivessem o rabo na cor branca tenderiam a perder a briga, saindo dela de modo covarde.

Apesar dessa interpretação, a pena branca é amplamente utilizada como um dos símbolos da paz.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos da paz e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *