Símbolos de Halloween

É da tradição pagã dos povos celtas que nasceram as festividades de Halloween. Essas se estenderam também pelo ocidente.

O dia de celebração é o 31 de outubro de todos os anos. Foi escolhida propositalmente como uma data ligeiramente anterior ao Dia de Todos os Santos.

A ideia do Halloween foi criada para celebrar uma deusa celta chamada de YuuByeol. Além disso, também servia para marcar a transição entre o verão e o outono, e para fazer um culto aos mortos.

Conheça agora quais são os principais símbolos do Halloween e seus significados.

Simbolismo e Significado Símbolos de Halloween

Abóbora

Atualmente a abóbora é um dos símbolos de Halloween mais expressivos. Destaca-se que nem sempre ela esteve presente dentro dessas festividades.

Segundo uma lenda criada na Irlanda, um país europeu, existia um homem por nome de Jack O’ Lantern que visava se livrar do fogo eterno. Para atingir o seu intento chegou a enganar o dono das trevas. Porém, um dia este homem veio a falecer e incrivelmente não encontrou espaço no céu, e nem nas labaredas de fogo.

Por não ter lugar em nenhum sítio passou então a vagar pelas ruas mais escuras que existiam e carregava consigo uma lanterna para clarear seu caminho.

Essa ferramenta era feita de nabo e nela havia um carvão em brasa ardendo.

Mais tarde, o nabo foi substituído pela abóbora isso porque os celtas migraram para os Estados Unidos e a abóbora é mais abundante nesse país que o nabo.

A abóbora passou assim a ser representativa da lanterna que é utilizada nas noites de Halloween.

Bruxas

As bruxas também correspondem a um dos mais significativos símbolos de Halloween. Contrariamente a abóbora, estas estão nas festividades desde o princípio.

Cabe ressaltar que a sua figura no início não era representativa de questões relativas ao mau, muito pelo contrário, atribuía-se a estas a ideia do bem.

As bruxas eram personificadas em mulheres consideradas inteligentes e sábias e que se relacionavam muito bem com a natureza.

Gato Preto

gato preto

O gato preto além de ser um dos símbolos que remetem para as festividades de Halloween, está bastante atrelado com a ideologia das bruxas.

A lenda explica que antes de ser um gato preto existia apenas a bruxa, sendo este uma adição posterior. Cabe destacar que nesse sentido o simbolismo ganhou um aspecto assombrador.

Os gatos pretos são incorporadores dos espíritos daqueles que já partiram e não estão mais em vida.

Morcego

Conjuntamente o morcego e o vampiro fazem parte das festividades de Halloween, sendo assim um dos seus principais símbolos.

A estes é atribuído um aspecto igualmente assombrador. Associa-se com tudo o que for relativo ao noturno, em especial as trevas e ao sombrio.

Vassoura

Este item além de ser um dos símbolos de Halloween também está atrelado às bruxas. Estas também são consideradas feiticeiras.

Porém, esta figura não está associado ao sombrio e ao assombrador. A ela é associado o poder que existe nas mulheres, e a possibilidade de jogar para fora os pensamentos ruins e as energias negativas.

Aranha

Nas festividades de Halloween também é comum a utilização da aranha. Ela é considerada como uma grande tecelã, aquela que é responsável por criar os destinos.

Outras simbologias que são associadas as aranhas é a de sabedoria e de diligência. Apesar disso, também é indicativa de um perigo.

Vela

A vela também é utilizada como um dos símbolos de Halloween. Este item está presente desde a origem dessa festividade.

A sua simbologia remete para a luz que ilumina a vida e a alma. Também nesse sentido, tem-se a vela como uma iluminação nos caminhos dos espíritos de pessoas que já morreram.

Acredita-se que os espíritos dos mortos vêm periodicamente visitar os seus familiares que permanecem vivos.

Cores de Halloween

Para as festividades de Halloween são utilizadas pelo menos três cores, a saber: o preto, o roxo, e a cor de abóbora. Cada uma tem um significado.

  • Preto é o indicativo da noite, das adversidades e também do mal. Atrela-se a ela todo o mistério que existe entre o céu e a terra;
  • Roxo é também um indicativo de mistério, mas o seu simbolismo mais significativo é o da representação da passagem entre a vida e a morte:
  • Cor de abóbora é o que predomina nas festividades, o que representa a própria abóbora que é o símbolo mais significativo do Halloween;

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos de Halloween e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *