Símbolos de Natal

significado símbolos de natalO natal é uma comemoração cristã que ocorre a mais de mil e seiscentos anos.

Nas comunidades do ocidente as festas são realizadas exatamente no dia 25 de Dezembro de cada ano.

Visa simbolizar o nascimento de Jesus Cristo mediante a utilização dos famosos símbolos de Natal. 

Veremos a partir de agora o significado símbolos de Natal e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolos de Natal

Árvore de Natal

A Árvore de natal é certamente o mais famoso símbolo de Natal que existe.

A tradição de utilizá-la de forma enfeitada para a ocasião surgiu no século XVI, especificamente no ano de 1539, na cidade de Estrasburgo.

Apenas no século XX é que a sociedade na América Latina passou a introduzir a árvore em suas comemorações de Natal.

Este símbolo é geralmente representado por um pinheiro e sua associação com a tradicional festa de Natal é que o formato triangular da árvore significa a instituição da Santíssima Trindade.

No início da tradição eram utilizados apenas árvores naturais. Atualmente é possível comprar em lojas específicas esses mesmos pinheiros feitos de plásticos.

O significado da árvore de Natal é dado também pela relação com a esperança e a vida, e as bolas e os pisca-pisca representam o sol, a lua e as estrelas.

Papai Noel

A criação do Papai Noel foi inspirada em um bispo que viveu no século III, o Bispo de Mira, o São Nicolau Taumaturgo.

A sua representação é a de um senhor já de idade com uma longa barba branca e cabelos também brancos.

Sua estatura não é alta e é um tanto gordo. Está sempre vestido com uma roupa vermelha e botas pretas, e carrega consigo um grande saco vermelho cheio de presentes.

O bom velhinho, como carinhosamente é chamado o Papai Noel, é o responsável por distribuir presente entre a criançada, isso segundo a tradição natalina.

Interessante também é compreender essa tradição de distribuição de presentes. A explicação para isso também remete para o Bispo São Nicolau.

Conta a história que ele caminhava pelas ruas com um saco nas costas repleto de moedas de ouro. Ele subia nas chaminés das casas de pessoas menos favorecidas financeiramente e distribuia essas moedas.

Estrela de Natal

Segundo o que consta no Evangelho de São Mateus, no livro bíblico, os três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchíor – caminhavam em direção ao local onde estava o menino Jesus. A pretensão era presenteá-lo com mirra e incenso.

Enquanto caminhavam eles eram guiados por uma estrela.

Por esta razão, a estrela de natal é um objeto que simboliza tanto Jesus Cristo como o caminho que conduz até ele.

Ela é geralmente colocada no topo da árvore de Natal, simbolizando Jesus Cristo como uma estrela guia para toda a humanidade.

Velas

As velas utilizadas no Natal e também as outras formas de iluminação apresentam Jesus Cristo como a luz do mundo.

As velas sempre foram associadas com o divino, e isso era fortemente percebido antes de existir a energia elétrica.

Presépio

Quando buscamos a informação sobre presépio em um dicionário encontramos algo que remete para o local onde é colocado o gado, ou seja, o estábulo.

O presépio referencia atualmente ao local onde o menino Jesus nasceu, que foi em uma manjedoura, em um estábulo.

No local haviam estavam presentes o menino Jesus, sua mãe Maria e seu pai José, alguns pastores, Baltazar, Gaspar e Melchíor, que eram os três Reis magos, e também animais como as vacas as ovelhas e os burros.

Sinos

Os sinos de Natal são símbolos representativos dos sons celestiais.

É durante a noite de natal que ocorrem as duas badaladas anunciando assim o nascimento de Jesus Cristo como o Salvador do mundo.

Nesse sentido, a representação desse episódio indica uma transição em que se deixa para trás uma vida e passa-se a viver uma fase construída sobre os alicerces e ensinamentos de Jesus Cristo, o Único Remidor de todos os povos.

Presentes

Uma das tradições mais antigas da época natalina é presentear uns aos outros, especialmente as crianças. Essa ação vem do próprio bispo São Nicolau Taumaturgo e dos três reis magos.

Todos eles criaram a prática de presentear as pessoas: O Bispo distribuía moedas de ouro entre os mais necessitados, e os três Reis magos presentearam o menino Jesus com mirra e incenso.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos de Natal e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *