Símbolos Femininos

O significado símbolos femininos é entendido melhor quando listamos e explicamos cada um dos seus itens representativos, a saber: Símbolo de vênus, borboleta sapato, deusa Lilith, círculo triplo, sereia triângulo equilátero e água.

Esses símbolos são amplamente utilizados no dia a dia das pessoas para indicar a diferenciação de gênero, bem como as características que são comummente atribuídas as pessoas do sexo feminino.

Passaremos agora a tratar separadamente sobre cada significado símbolos femininos e o seu simbolismo.

Simbolismo e Significado Símbolos Femininos

Símbolo de Vênus

O símbolo de Vênus é o principal e mais conhecido dentre todos os símbolos femininos. Seu formato é o de um círculo com uma seta indicando para baixo.

É amplamente utilizado na astrologia e também em Biologia. Seu uso maior é para diferenciar os gêneros masculino e feminino.

Vênus é uma deusa que representa a fertilidade e o nascimento.

Muitos acreditam que estas são as principais características da mulher. É por esta razão que o símbolo de Vênus está atrelado a feminilidade.

Borboleta

A borboleta é um dos símbolos femininos, porém indica mais precisamente as mulheres do Japão. Acredita-se que estas possuem características gentis, são ligeiras e também muito delicadas.

As borboletas são vistas de igual forma, sendo por este motivo que associam este inseto a feminilidade.

Sapato

As mulheres gostam de andar sempre na moda e, por vezes, curtem também o luxo. O sapato pode representar essas características e também a necessidade que toda mulher sente de utilizar acessórios.

A explicação de associar o sapato as mulheres é, dessa forma, simbolizar e representar essas características e atitudes tão comuns entre o sexo feminino.

Leia Mais >  Triângulo

Destaca-se que a psicanálise analisa separadamente pois entende que este como símbolo feminino é amplamente associado às questões de erotismo.

Deusa Lilith

A deusa Lilith é associada com as mulheres, na medida em que representa aquela força destrutiva e a força construtiva. Interessante notar que neste último caso, refere-se a Lilith como Eva.

Para alguns estudiosos, Lilith teria sido a primeira mulher, antecedendo mesmo a Eva. Acredita-se assim que ela tenha sido criada igualmente do barro como Adão.

Após uma desavença, Lilith fugiu do Jardim do Éden e Adão ficou só. Deus então criou a Eva a partir da costela de Adão.

Ciclo Triplo

O ciclo triplo é um símbolo feminino celta e muito comum nas liturgias de invocação de Tripla, que é uma deusa representativa das fases da mulher.

Segundo a tradição celta, toda mulher possui três fases, sendo:

  • Virgindade;
  • Maternidade;
  • Senilidade;

Sereia

A sereia, que foi criada pela mitologia, possui parte peixe e parte mulher. Sobre ela é atribuída a característica de beleza e de sedução.

Justamente por estes atributos é que se associa a sereia com as mulheres. A simbologia é a de que representa a sedução e a cilada para os homens.

Triângulo Equilátero Invertido

O triângulo equilátero com sua ponta voltada para baixo é representativo da feminilidade e também da água. Vale lembrar que o mesmo triângulo voltado para cima, representa o homem e o fogo.

A posição do triângulo equilátero também é indicativo do órgão ou da genitália da mulher.

Água

A água também simboliza a mulher e a vida. Quanto a feminilidade está associado principalmente com a fertilidade e fecundidade, atributos esses especiais às mulheres.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos femininos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Símbolos de Força

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *