Símbolos Japoneses

símbolos japoneses significadoA cultura japonesa é conhecida no mundo todo, principalmente por suas tradições milenares, mesmo no mundo ocidental, muitos símbolos e ensinamentos dessa cultura começam a ser usados.

Existem diversos símbolos que vão identificar a sociedade nipônica e outros que vão refletir significados para o povo japonês.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer alguns símbolos japoneses e os seus significados. Confira.

Simbolismo e Significado Símbolos Japoneses

Kanjis

Os kanjis são símbolos bem utilizados em tatuagens, eles refletem o sistema de escrita japonês, com certeza o que mais chama atenção nesse tipo de símbolo é a utilização de uma palavra para expressar sentimentos.

Nas tatuagens é comum que as pessoas façam os kanjis para representar o amor, a família e afins. Lembrando que cada símbolo tem o seu significado e possuem diferenças entre eles.

Maneki Neko

Muitas pessoas não reconhecem a palavra, mas com certeza já viram um gato da sorte, um grande símbolo japonês que vem para remeter ‘’sorte’’, se tratando de uma escultura de um gato branco acenando.

A lenda em volta desse símbolo diz que ele teve origem quando um samurai passou por um gato e teve a sensação que o animal estava acenando pra ele.

Foi esse fato que fez com que o guerreiro fosse de encontro com o gato e isso o livrou de uma armadilha que havia sido preparada. A partir dessa história o gato ganhou seu espaço dentro da simbologia japonesa como algo positivo.

Geralmente o Maneki Neko é feito em cerâmica, diversos comerciantes japoneses colocam a porta dos seus negócios, justamente para trazer sorte ao estabelecimento.

Leia Mais >  Flor De Lis

Daruma

Daruma é o boneco que vem para representar o monge budista chamado ‘’Bodidarma’’. Esse boneco é oco e não possui braços, nem pernas, o que chama atenção é o seu bigode e o fato de ter círculos brancos no lugar de olhos.

O que a lenda conta é que Bodidarma cortou suas pálpebras com o intuito de se manter acordado para meditar e essa seria a explicação para a ausência de olhos no boneco.

A tradição é que o dono do boneco possa dar cor ao seu olho direito juntamente com um pedido. O olho esquerdo deve ser pintado quando o pedido feito for realizado.

Bandeira do Japão

O Japão é popularmente conhecido como a ‘’Terra do Sol Nascente’’ dessa forma, o sol é um emblema nacional que está representado na bandeira do país com um círculo vermelho.

O povo japonês acredita que seus imperadores eram descendentes de Amaterasu, a deusa do Sol.

Flor de Cerejeira

A flor de cerejeira é outro símbolo bem conhecido na cultura japonesa, levando também o nome de Sakura.

Ela tem um significado grande no país. Quando a flor está em abundância isso significa um bom ano para a produção de arroz, um alimento que representa a dádiva divina para os japoneses.

Carpas

As carpas (KOI) ornamentais tiveram a sua origem na China, sendo um símbolo de vida longa, próspera e fértil. São espécies com habilidade de adaptar o seu tamanho de acordo com o meio em que vivem.

Existe uma lenda bem antiga onde as carpas precisam alcançar a fonte do rio que cortava a China em épocas de desova, porém, para que isso fosse possível era necessário nadar contra correntezas e saltar em algumas cascatas, a carpa que conseguisse atingir o topo da montanha conseguia se tornar um dragão.

Leia Mais >  Lírio

Por conta disso, acredita-se que a carpa subindo é a simbolização de força, coragem e determinação para que os objetivos possam ser alcançados. Quando a carpa está descendo isso vem para simbolizar metas cumpridas e dificuldades superadas.

A carpa mesmo sendo de origem chinesa, possuí uma homenagem no Japão, na data que é comemorado o dia das crianças no país.

Grou

Grou é uma ave que vem para representar a paz e a longevidade, sendo um dos símbolos mais tradicionais dentro da cultura japonesa. Além disso, o símbolo vem para representar o amor conjugal e a fidelidade, por serem aves monogâmicas, representando um casal que se separa somente com a morte.

Em casamentos é algo comum amigos e familiares fazerem origamis de tsurus dourados (a dobradura do grou), pois acredita-se que assim o casal vai ter fortuna, sorte e uma longa vida juntos.

As noivas também costumam vestir um quimono estampado com grous. Lembrando que embora o grou pareça com uma cegonha ou uma garça, a ave não é nenhuma das duas representações.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos japoneses e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *