Símbolos Juninos

simbolos juninos significadoA festa junina é muito popular e traz diversos símbolos que buscam representar a prosperidade, a vida, a fartura e a saúde.

Essa festa chegou ao Brasil graças aos imigrantes portugueses que trouxeram consigo, a devoção a Santo Antônio, São João e também São Pedro.

Basicamente, as festas aconteciam em um local mais do interior, o que tenta ser remontado nos dias atuais.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer significado símbolos juninos mais populares. Confira.

Significado Símbolos Juninos e Simbolismo

Fogueira

A fogueira é a representação da vida e também da transformação. Tudo isso porque acreditava-se que a luz do fogo iria espantar os maus espíritos que poderiam vir a prejudicar a colheita.

As pessoas acendiam a fogueira como forma de espantar seres sobrenaturais que podiam vir a prejudicar a família.

Bandeiras

As bandeiras são uma simbolização da espiritualidade e também da proteção. Esse material começou a circular nesse tipo de festa porque nelas eram impressas imagens dos santos.

Com o passar dos anos novos materiais e cores foram sendo incorporados nas bandeiras.

Hoje é muito utilizada para enfeitar a festa, mas na época levavam orações para que o vento pudesse levar aquelas palavras de prece. Essa questão de levar as palavras ao vento, foi algo que os portugueses tiveram contato graças ao budismo, que acabaram conhecendo na época de expedições e descobrimentos.

Balões

Os balões, na verdade, eram uma forma de comunicação entre as aldeias, serviam para avisar que a festa já tinha começado.

Mas há ainda o significado espiritual que remete a comunicação com o divino, já que o balão é algo que vai da terra até o céu.

Quadrilha

A quadrilha é sempre visto como o momento mais alto da festa, tudo porque é um baile que vai representar a alegria e a vontade de viver de todas as pessoas lá presentes.

Leia Mais >  Símbolos de Força

Essa tradição se iniciou na corte francesa e também das festas populares, onde era super comum dançar em pares e em grandes rodas.

Nesse momento acontece um casamento de brincadeira e a quadrilha é algo justamente para honrar os recém casados.

Comidas

Por fim, temos as comidas que vem para simbolizar a fartura e o fim do trabalho no campo.

Diversas pessoas consideram esse o ponto alto dessa época. O milho em grão é uma comida bem popular em uma festa como essa, tudo porque coincide com a colheita da espiga.

Ainda temos o cereal como um símbolo de abundância graças a sua capacidade de frutificar e fornecer alguns centos de grãos.

O milho é representado de diversas maneiras por aqui, já que é visto também em outras comidas típicas.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos juninos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *