Símbolos Maori

significado símbolos MaoriMaori significa natural, e é também o nome do povo Nativo residente na Nova Zelândia, no continente oceânico. A história conta que eles vivem nessas terras desde o século X.

Esse povo possui uma cultura peculiar na qual se destaca a dança Haka para invocar a guerra, bem como seus demais símbolos Maori que envolvem animais, deuses e tatuagens que iremos conhecê-los na sequência.

Veremos a partir de agora o significado símbolos Maori e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolos Maori (Animais e Deuses)

Dentro da cultura Maori são representativos alguns animais.

Estes simbolizam alguns aspectos e características das pessoas, como a calma, a sabedoria, a proteção e a longevidade, entre outros.

Vejamos agora na sequência os principais animais que são símbolos Maori e os seus significados.

Tartaruga

A tartaruga é representativa da família Maori. Em sua aplicação, este animal é o símbolo da calma necessária para a alma, como também da longevidade para o corpo.

Arraia

A arraia dentro da cultura Maori tem duas aplicações: A representação de um perigo e a simbologia de proteção e de características positivas.

Na prática, este animal aquático representa a sabedoria e traz proteção para as pessoas, porém por se tratar de um animal que ataca utilizando o seu esporão, é também representativo de um perigo eminente.

Tubarão

Ao contrário de outras culturas que consideram o leão como o soberano entre os animais, para a cultura Maori quem exerce a soberania no reino animal é o tubarão.

Ele é considerado um dos mais terríveis animais do mundo animal, podendo indicar também esta soberania entre as pessoas.

Coruja

Também existe especificamente a coruja Maori, que como a arraia, também exprime sabedoria. Outra aplicação para esta ave noturna, é a representatividade da alma feminina.

Para esse povo, a coruja é um dos símbolos Maori que significa a alma de todas as mulheres.

Falcão

Essa ave também entra na cultura desse povo como parte de uma lenda. Segundo o povo, o falcão representa o Deus Maui.

Deus Maui

O deus Maui faz parte de uma lenda desse povo na qual afirma ser o falcão o seu símbolo. A explicação disso diz respeito as cores da pena dessa ave.

Por ser de cor castanha as penas do falcão, então a explicação é a de que o Deus Maui roubou o fogo para terra e enquanto fazia isso também se queimava.

Deus Kahukura

Esse é o Deus invocado durante as guerras por que simboliza a mortalidade dos homens. Sua simbologia também remete para o arco-íris que pode significar o caminho entre o céu e a terra.

Deus Tumatauenga

Também têm um Deus voltado para a guerra, e este é o Deus Tumatauenga. Este é invocado pelos guerreiros durante uma dança representativa.

Haka, escrito em Maori, é o nome da dança que esse povo utiliza para invocar o Deus da guerra. Essa dança possui uma representatividade específica pois ao som de gritos de guerra e de caras de desafio esse povo invoca o seu Deus.

Estrelas

Os povos nativos da Nova Zelândia decoravam as portas de suas casas com as estrelas que viam no céu, isso porque esse Astro Celeste é um dos símbolos da cultura Maori.

Sua relação é com a proteção em relação ao mal, e também, é associada com a partida dos guerreiros para a guerra.

Tatuagem

Os Maori viam a tatuagem como um amuleto e constantemente faziam mokas em seus rostos.

Isso também era parte de um ritual de iniciação: A ideia era realçar a identidade e mostrar a posição que ocupavam dentro dessa sociedade.

Fazer uma tatuagem Maori era algo apenas para os mais valentes, visto que se utilizavam de pedras pontiagudas, ou de instrumentos fabricados com dentes de tubarão, ou até mesmo facas bem afiadas para fazer os desenhos no corpo.

Sempre na cor preta eles faziam desenhos geométricos de forma curva ou espirais a encaixar um com o outro. Esses desenhos têm fundamentos religiosos e espirituais.

Na atualidade ainda é possível encontrar pessoas que se tatuam com os símbolos Maori. Busca-se de uma forma geral representar condições e características como a coragem e a bravura.

Um desenho muito comum é o da onda que significa qualidades de honra e de permanência.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos Maori e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *