Símbolos Masculinos

O significado símbolos masculinos é entendido melhor quando listamos e explicamos cada um dos itens representativos, como: O sol, o cisne, a divisa celta, o símbolo de Marte e o triângulo equilátero.

Esses símbolos são amplamente utilizados no dia a dia das pessoas para indicar a diferenciação de gênero, bem como as características que são comumente atribuídas as pessoas do sexo masculino.

Passaremos agora a tratar separadamente sobre cada um desses símbolos masculino.

Simbolismo e Significado Símbolos Masculinos

Sol

O sol é representativo do gênero masculino. Numa utilização dentro da astrologia, a simbologia remete para a autoridade e a força.

O sol é ainda amplamente associado a diversos deuses que dentre eles citamos o deus dos astecas chamado de asteca Tonatiuh,  Apolo, que é o Deus grego olímpico e na cultura egípcia, existe o deus Khepri.

Cisne

Se considerarmos a delicadeza e sua forma corporal, jamais consideraríamos o cisne como um dos símbolos masculinos.

No entanto, esta figura é representativa deste sexo por que indica a luz do sol. É interessante destacar que quando o cisne é interpretado como a luz da lua, então a sua representatividade recai para o sexo feminino.

Divisa Celta

Quando vê-mos desenhada a divisa celta também temos a ligeira impressão de que não seja um símbolo masculino, isso porque esse desenho muito se assemelha a três corações postos um sobre o outro.

Contrariando todas as intenções, a divisa celta é um emblema que procura representar pontas de flechas comummente utilizadas por guerreiros.

Por remeter a questões de guerra este emblema é representativo do militarismo, sendo que o encontramos em diversas ocasiões criadas pelo povo celta.

Símbolo de Marte

Apesar de estar nesta posição do post, este é certamente o símbolo masculino mais utilizado e conhecido no mundo inteiro.

É amplamente utilizado nos estudos de biologia e também na astrologia. No dia a dia utiliza-se este para representar a diferenciação de gêneros, sendo este último o seu principal simbolismo.

Recebe o nome de Marte por que está atrelado ao deus que leva este nome. Ele é representativo da competição, da agressão e da força.

Por acreditar que o homem carrega consigo essas mesmas características, passou-se então a ser considerado de masculinidade o símbolo de Marte.

Triângulo Equilátero

O triângulo equilátero quando disposto com sua ponta para cima, é um símbolo representativo da masculinidade.

Isto por que simboliza o fogo, que é comummente atrelado às ações do homem.

Além disso, a justificativa para ter o triângulo como símbolo masculino, em especial no seu formato voltado para cima, é porque é feita uma associação com o órgão ou genitália do homem.

Símbolos Masculinos e Femininos

É interessante notar que alguns símbolos são representativos tanto da masculinidade quanto da feminilidade. Exemplos que comprovam são o Cisne, o símbolo de Marte e de Vênus.

Como vimos, o cisne indica o masculino quando representa a luz do sol, e quando é representativo da luz da lua, indica o feminino.

Quando observamos o símbolo de Marte entrelaçado com o de Vênus, então temos aí uma representação única do masculino e do feminino, seria em outras palavras a união dos gêneros.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos masculinos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *