Símbolos Religiosos

significado símbolos religiososO significado símbolos religiosos geralmente remete para questões relativas ao universo, a fé das pessoas, a esperança, a vida e a natureza.

Podem ser de vários tipos e simbolizando diversas religiões como:

  • Cristianismo;
  • Budismo;
  • Islamismo;
  • Hinduísmo;
  • Judaísmo;
  • Taoísmo;
  • E muitas outras;

Veremos a partir de agora o significado símbolos religiosos e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolos Religiosos

Hamsá

O Hamsá é um dos símbolos religiosos do Islamismo e é representado por uma mão aberta com os cincos dedos.

Em árabe significa cinco e remete exatamente para as cinco doutrinas que regem o Islamismo, como:

  • Peregrinação;
  • Oração;
  • Jejum;
  • Fé;
  • Caridade;

Esse símbolo também recebe o nome de mão de Fátima.

Esta era uma filha do Profeta Maomé considerada Imaculada. É por esta razão que Fátima é considerada como um exemplo de mulher para todas as muçulmanas.

Lua Crescente com Estrela

Primeiramente este símbolo era adotado pelo Império otomano do Oriente, e somente mais tarde é que passou fazer parte da religião muçulmana.

Seu simbolismo é diferenciado entre os islâmicos: Alguns acreditam que a estrela com suas Cinco Pontas representa cada um dos pilares que regem a religião Islã.

Por outro lado, outros dizem que se trata de uma união entre a Estrela Dalva e a Lua simbolizando assim o casamento. Essa relação da explicação com a lua tem a ver com o culto feito a lua de origem árabe.

Independente das suas interpretações, a lua crescente com estrela é o símbolo do islamismo que se associa com a natureza e a vida nova.

Estrela de Davi

A estrela de Davi é um desenho em formato hexagrama, ou seja, um desenho geométrico que possui seis pontas construídos a partir de dois triângulos que sobrepõe um ao outro.

Este é um dos símbolos religiosos do judaísmo e representa a união entre a terra e o céu, e também o masculino e o feminino.

Outra religião que a utiliza é o hinduísmo. Nesse caso representa a Trindade dos Deuses hindus: Brahma, Vishnu e Shiva.

Menorah

Menorá é outro símbolo do judaísmo, e foi criado por Moisés, sendo considerado assim um dos símbolos mais antigos dessa religião.

Ele é uma espécie de candelabro que remete para a iluminação. Sua citação é frequente dentro do livro mais sagrado judaico, o Torá.

Peixe

A palavra peixe escrito em grego é Ichthys, e assim serviu como um acróstico Iesous Christos, Theou Yios Soter, que em tradução para o português significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Este é um dos Símbolos religiosos do cristianismo e chegou a ser popular porque há muitos anos era utilizado para difundir esta religião e identificar os seus seguidores.

Também acredita-se que a sua utilização se deu maioritariamente a partir da multiplicação dos pães e dos peixes feita por Jesus Cristo diante da multidão.

Dessa forma, o peixe ganhou também a simbologia de representar a compaixão, o amor e a união.

Cruz

A cruz é um símbolo sagrado para o cristianismo, isso porque foi nela onde Jesus Cristo chegou a ser crucificado para salvar a humanidade.

Por esse motivo, este símbolo significa determinação e poder, sendo muito utilizado como amuleto entre os seguidores dessa religião e como parte de algumas igrejas e templos, capelas e mosteiros.

Suástica

A suástica é um símbolo de sagração para o Hinduísmo. Seu nome escrito em sânscrito, Svastica, remete para as questões da prosperidade e da sorte de modo a gerar o bem-estar.

É um símbolo com quatro pontas que indica os quatro cantos da terra, e sua representação é a do Deus Brahma.

Omkar

O Omkar, ou Aum, ou simplesmente Om, é um símbolo de sagração e também Mantra do Hinduísmo. Essas palavras que indicam este símbolo são escritas em sânscrito.

Ela é uma espécie de oração para invocar os deuses do hinduísmo, tais quais Brahma, Vishnu  e Shiva. Além disso, indica a proteção e o conhecimento.

Yin Yang

O Yin Yang é símbolo do Taoísmo, sendo que sua interpretação indica a união de forças que se contrapõem, a exemplo do negativo e positivo, do feminino e masculino, do céu e da terra.

Sua representação é feita no desenho que tem forma de esfera dividido em duas partes por uma linha sinuosa. Do lado esquerdo do círculo fica Yin na cor preta, enquanto que no lado direito e na cor branca fica representado Yang.

Pentagrama

O pentagrama é um símbolo da religião Wicca e representa através de uma estrela de cinco pontas, os cinco elementos:

  • Terra;
  • Ar;
  • Fogo;
  • Água;
  • Espírito;

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos religiosos e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *