Triângulo

significado triângulo simbolismoEsta figura pertence ao simbolismo do número três. Assim, pode ser investido com conotações pitagóricas e possivelmente relacionado a outras figuras geométricas.

Significado Triângulo e Simbolismo

Ciências e Matemática

O triângulo tem sido uma figura de grande utilidade na humanidade.

O teorema de Pitágoras, o Teorema de Tales e diversos cálculos matemáticos que são importantíssimos para o desenvolvimento do progresso da humanidade surgiram a partir do triângulo, mas não é desse tipo de história que vamos falar aqui.

Vamos comentar um pouco sobre o significado místico do triângulo a seguir…

Maçonaria

Na Maçonaria o simbolismo é significativo, que dá um lugar importante a esta figura e onde se qualificará por exemplo de Delta luminoso ou Triângulo sublime, o triângulo pode igualar, segundo seu tipo, a um elemento:

  • Água é associado ao triângulo retângulo;
  • Terra, no triângulo equilátero;
  • Fogo, no triângulo isósceles;
  • Ar no triângulo escaleno;
Alquimia

Na alquimia, o triângulo é o símbolo dos três princípios da grande obra: enxofre, mercúrio e sal ou arsênico, considerados os princípios constituintes de todos os metais.

Na quiromancia, o triângulo é uma figura no meio da mão, presságio de habilidade e aptidão.

Tríades

O triângulo também pode, e mais banalmente, se encontrar a cada vez que é para simbolizar as tríades. Este é, por exemplo, o caso do simbolismo republicano (“liberdade – igualdade – fraternidade”), mas também do cristianismo, onde esta figura é hoje comumente associada à Trindade.

No entanto, é interessante notar que o triângulo não é muitas vezes representado nos primeiros monumentos cristãos, num momento em que a relutância em representar Deus diretamente era importante e onde, pode-se imaginar, o triângulo poderia ter oferecido uma alternativa conveniente.

Cristianismo

Deve-se observar que todos esses triângulos, de uma forma ou de outra, estão invariavelmente unidos em nome de Jesus, o que torna possível pensar que eles devem ter alguma relação com sua pessoa.

Agora, para atribuir a natureza dessa relação, seria necessário saber exatamente o significado do triângulo. Ninguém desconhece que, na prática da iconografia moderna, ele é confundido com o símbolo da Trindade, mas até que ponto esta atribuição do sinal do triângulo?

Isso é difícil de dizer e nada prova que a antiguidade a conhecesse; nada, digo, exceto os monumentos que relatamos aqui e aos quais nenhum outro significado pode ser atribuído.

A presença deste símbolo em um mármore africano dá, ao que parece, um certo valor a essa interpretação; ele seria encontrado ali como um ato de fé no mistério da Santíssima Trindade, dogma pelo qual esse país tinha muito a sofrer com os vândalos.

Se admitirmos este primeiro ponto, teremos o direito de concluir que o triângulo atesta a divindade de Jesus sempre que é anexado ao seu monograma, que ocorre em todos os casos até agora conhecidos.

Elementos Fundamentais

Os triângulos podem ser utilizados para representar os quatro elementos sendo um triângulo o símbolo do fogo, um triângulo invertido da água, um triângulo cortado o símbolo do ar e um triângulo cortado e invertido o símbolo da terra.

Normalmente, as tatuagens são pensadas com essa simbologia atualmente.

E então, já ficou a conhecer o significado triângulo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *