Tridente

tridente significadoO tridente é um objeto de três pontas ou dentes. O conceito pode ser utilizado com diferentes significados, vai depender do contexto que estamos.

O tridente é considerado um símbolo solar e também mágico que vem para simbolizar o poder, a força e o universo, esse símbolo foi bastante utilizado por gladiadores ainda na antiguidade.

Veja abaixo qual é o significado tridente e o que simboliza nos mais diversos casos.

Significado Tridentee Simbolismo

Símbolo da Psicologia

O símbolo da psicologia tem a representação de um tridente, nesse caso, o símbolo vem para representar a vigésima terceira letra do alfabeto grego que chama-se ‘’Psi’’.

O tridente também tem um aspecto simbólico muito grande, já que carrega as forças do inconsciente. Para quem não sabe, Freud é o pai da psicologia e acredita muito no inconsciente.

Freud ainda criou o tríade de forças, o id (inconsciente), ego (pré consciente) e o super ego (consciente).

Cada ponta do tridente vem para representar o tripé das correntes psicológicas, que seria, a teoria comportamental, a psicanálise e o humanismo.

Essas pontas também servem para representar a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação.

Não é incomum psicólogos ou mesmo estudantes de psicologia utilizarem do tridente para realização de tatuagem.

Tridente de Netuno e Poseidon

Tanto Netuno como Poseidon são divindades do mar, seriam deuses de águas subterrâneas e submarinas e ainda segundo a mitologia carregavam consigo um tridente ou um arpão de três pontas e era a partir do tridente que eles capturavam as almas dos seus inimigos.

O tridente era considerado também uma arma de guerra, já que quando o instrumento era fincado na terra, poderia mudar mares calmos ou instituir mares agitados.

Leia Mais >  Cruz Invertida

Por conta dessa analogia com o mar, o tridente simboliza a inconstância.

Tridente de Shiva

O Deus supremo da religião do Hinduísmo também utilizava um tridente, mas nesse caso o símbolo era chamado de ‘’Trishula’’ que vem para representar tanto a força, como a união.

O objeto era utilizado pelo deus para transformar e também para destruir. O tridente tinha três papéis junto a figura do Shiva:

  • Destruidor;
  • Criador;
  • Preservador;

Há ainda as tríades que seria a inércia, movimento, equilíbrio ou passado, presente e futuro.

Tridente de Exu

Exu é conhecido por ser o orixá mensageiro africano, sua função é a comunicação e o movimento. Exu também carrega consigo um tridente que visa simbolizar o poder, a força e os mistérios.

Dessa forma, as três pontas do tridente tinham como intuito a evolução espiritual por meio de sabedorias de equilíbrio. O Exu utilizava desse instrumento para trazer luz aos demais, e conseguir dominar os espíritos perdidos.

O tridente no contexto apresentado tem a representação de quatro elementos, sendo a água, o fogo, o ar e a terra, sendo assim, é um símbolo de união, universo e totalidade.

Tridente como Algo Ruim

Como vimos, o tridente apresenta uma série de significados, tudo vai depender do contexto que ele está inserido. Porém, há pessoas que relacionam esse objeto como algo ruim.

Tudo porque, em diversas representações de Satanás, o mesmo está sempre com um tridente, principalmente da cor vermelha e com outras características.

Assim, as pessoas associam o tridente como um objeto utilizado pelo diabo e ficam com receio de outras representações que contenham esse objeto.

Porém, provavelmente o tridente foi posto na figura para uma ideia de poder ou mesmo de controle de algo, não há nenhuma correlação comprovada entre a figura do Satanás e o tridente.

Leia Mais >  Triskle

E então, já ficou a conhecer o significado tridente e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *