Triquetra

triquetra significadoTriquetra também pode ser chamado de ‘’triqueta’’, sendo este de origem celta e é representado normalmente por três arcos interligados.

Simbolismo e Significado Triquetra

Cristianismo  

Mesmo sendo considerado um símbolo pagão, chegou a ser adotado pelos cristãos com o significado de ‘’trindade e eternidade’’. Esse significado foi atribuído porque a composição das formas geométricas faz com que a figura pareça três peixes.

Dentro do cristianismo o peixe é representado justamente pela transposição de arcos.

Uma curiosidade é que a palavra peixe em grego leva o nome de Ichthys, que seria um ideograma com significado de ‘’Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador’’ e por esse motivo foi utilizado como um símbolo secreto pelos primeiros cristões.

O símbolo nesse período era considerado secreto para que essas pessoas não sofressem perseguições.

Dessa forma, o peixe ficou como o ‘’responsável’’ pela representação de um dos principais dogmas dentro do cristianismo, que é a Santíssima Trindade, mistério esse que admite a presença de três pessoas em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Triquetra x Trislke

O símbolo do triquetra por vezes é confundido com o triskle, um símbolo celta que evoca a deusa tripla.

Além disso, há a possibilidade de ser tratado como o chamado ‘’valknut’’ por sua semelhança, porém, é um símbolo totalmente diferente, já que esse representa Odin, além de ser um símbolo nórdico.

Tatuagem

O símbolo do triquetra é considerado popular, sendo feito tanto por homens como por mulheres.

Quando a escolha do símbolo é feita por mulheres, geralmente são desenhos menores e em locais como o pulso e a nuca.

A escolha nem sempre é porque a pessoa sabe o real significado desse símbolo, mas sim por ser um desenho considerado simples e bonito.

Leia Mais >  Tridente

E então, já ficou a conhecer o significado triquetra e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *