Unicórnio

significado unicórnioO significado unicórnio remete para um cavalo mitológico ou lendário, de cor branca e que possui um chifre em forma de espiral no centro de sua cabeça.

A sua representação indica a força, pureza e também castidade. Por esta razão, nos contos e demais escritos da idade média ele aparecia na forma de um animal muito dócil e sempre unido as mulheres virgens.

Veremos agora o significado unicórnio dentro da mitologia, na Bíblia, nas artes nos sonhos, no mundo infantil e até a sua aplicação como tatuagem.

Simbolismo e Significado Unicórnio

Mitologia Grega

Um dos principais representantes da mitologia grega, Aristóteles, ilustra esta criatura completamente diferente da que habitualmente temos em mente, que é de cor branca, chifre enrolado na cabeça e cauda de leão.

Na verdade, para ele, este animal estaria dentro da família das Cabras, sendo assim da espécie de antílopes.

Alguns dos bestiários gregos, em especial o Physiologus escrito no século 2 a.C., existe a indicação de que o unicórnio era uma criatura muito doce e também pura que somente as donzelas virgens poderiam se aproximar dele.

Embora os gregos tivessem acreditado na existência de unicórnios, ainda assim, eles não foram comprovados pela mitologia grega.

Bíblia Cristã

Encontra-se na Bíblia Cristã diversas passagens que indicam o nome unicórnio.

Muitos estudiosos acreditam que não se esteja de fato fazendo referência a esta criatura lendária ou mitológica, afirmando que na Bíblia Septuaginta grega possa ter havido uma má tradução do hebraico para os demais idiomas.

Como exemplificação, a palavra hebraica Re’ém foi substituída pela palavra Monokeros.

Esta poderá ter tradução para algo que remete a “um chifre”, ou até mesmo a “unicórnio”.

Enquanto isso, outros dizem que na Bíblia Vulgata aquela mesma palavra grega foi substituída por rinoceronte; e na tradução feita por Lutero, recebeu o nome de Einhörner, o que significa “um chifre”.

Existem ainda as tradições contemporâneas que substituem a palavra Re’ém por búfalo ou boi selvagem.

Unicórnio Azul

Na Argentina, um país da América do Sul, existe imortalizada uma lenda que remete para o Unicórnio azul. Esta conta quem conseguir capturar este animal terá muita felicidade e riqueza.

Um dos tradicionais cantores argentinos, chamado de Sílvio Rodriguez, representou bem esta lenda em sua canção titulada “Mi unicórnio azul”.

Outro sentido aplicado ao unicórnio azul é o que faz referência as fantasias, ou seja, em algo que não existe ou não deverá acontecer.

Iconografia Cristã

Na iconografia Cristã, que são as artes cristãs, é associado o unicórnio a ressurreição de Jesus Cristo. Também é possível remeter para a pureza no amor e a fidelidade nos relacionamentos, em especial no casamento.

Também é visto de certa forma associado com um tributo a Virgem Maria.

Infantil

Unicórnio é uma figura mitológica que existe desde a antiguidade e de lá para cá vem mantendo suas características de docilidade, amor puro, bondade e inocência.

Por conta desses atributos é comum encontrarmos nos contos infantis a referência ao unicórnio. Exemplos disso são:

  •  Saga “Harry Potter”, escrita por  J.K. Rowling;
  • “Do Outro lado do Espalho”, livro escrito por Lewis Carrol;
  •  “She-ha”, desenho da década de 80;

Sonhos

Também é comum que as pessoas tenham sonhos com unicórnios e sempre busquem os seus significados.

Dada a docilidade a que se associa a esta figura mitológica, as interpretações sempre remetem para as questões de bons agouros.

Normalmente é sinal de boa sorte para a vida de quem sonhou, mas se neste animal faltava alguma coisa, como os seus filhos por exemplo, é um mau presságio indicando azar.

Tatuagem

Também nas tatuagens encontramos a figura do unicórnio, em especial entre as mulheres, visto que nas mais distintas culturas este animal é associado ao feminino.

É muito comum utilizada esta tatuagem justamente pela beleza que é esta figura lendária e também pelo simbolismo que ela carrega consigo desde a antiguidade.

E então, já ficou a conhecer o significado unicórnio e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *