Wicca

significado wicca simbolismoA religião Wicca pertence ao neopaganismo europeu do século XX. É multifacetado, mas todos os wiccanos se referem a dois deuses: a Grande Deusa e o Deus Chifrudo.

A Wicca é um modo de vida em harmonia com a natureza e os outros. Seus valores são tolerância e respeito.

Significado Wicca e Simbolismo

O Divino

A grande Deusa Mãe simboliza a energia feminina e a fertilidade. Ela tem todo o conhecimento.

Associada à lua, ela é uma jovem em uma lua crescente, mãe em uma lua cheia, uma mulher idosa em uma lua minguante e residente no reino da morte na lua negra.

O deus chifrudo é o Deus Pai. Apesar de chifrudo, não tem nada a ver com alguma divindade luciferiana, mas sim com o Deus Pan da mitologia greco-romana. Associado ao sol, ele é o deus da colheita, deus da caça, deus da morte e do renascimento.

Filosofia

A Wicca é uma arte de viver em harmonia com a natureza e os outros. Baseia-se na tolerância e respeito e sua moralidade é uma dica: desde que não prejudique ninguém, você pode fazer o que quiser.

Os deuses invocados por ocasião dos rituais de comunhão com a natureza podem ser emprestados de diferentes mitologias ou religiões.

De fato, para os wiccanos, todas as divindades são figuras da Deusa Mãe ou do Deus Pai. O divino está em tudo e, portanto, tudo deve ser honrado.

Para os wiccanos, a consciência é, como o mundo, bipolar (masculino e feminino). Existem cinco elementos: terra, água, ar, fogo e espírito. A morte é um lugar de descanso antes de uma nova encarnação.

wiccan symbol

Bruxaria

Como as bruxas conquistaram e aperfeiçoaram as artes naturais da magia branca? Simplesmente por êxtase, isto é, um estado modificado de consciência no qual eles comungavam com a natureza, as forças do universo e a deusa lunar.

Leia Mais >  Símbolos dos Signos

Para alcançar este estado, os antigos desenvolveram três grandes níveis de iniciação na arte da magia. Estes 3 níveis incluem:

  • Magia Natural;
  • Magia Cerimonial;
  • Magia Celestial;

Uma vez dominadas, essas três técnicas permitiram que elas trabalhassem no autoconhecimento, para alcançar a percepção de outros mundos, para dominar as forças elementares e secretas da natureza.

Conhecimento

Todo conhecimento mágico foi adquirido por essa “modificação da consciência”. A consulta de espíritos e divindades, plantas e animais abriu novos campos de conhecimento.

Bruxas e sacerdotisas muitas vezes compartilhavam alguns dos seus conhecimentos com seu povo, mas mantinham o resto para seu uso pessoal. As artes da magia não foram dadas a leigos.

Mais tarde, as sacerdotisas aperfeiçoaram os meios que facilitaram o domínio de suas artes e sua sabedoria. E essa mudança na consciência marcou um importante desenvolvimento de rituais mágicos.

Acessórios Wicca

As bruxas de todo o mundo ainda usam ferramentas e acessórios como caldeirão, varinha, athame, taça, velas, ervas mágicas.

A razão é que os rituais mágicos mais eficazes são aqueles que combinam instrumentos naturais e artificiais.

O som do vento, o ronco do oceano, a chama bruxuleante, a luz suave da lua, a batida constante do tambor, a fumaça do incenso, etc.

Associados com o mundo da noite e a Deusa, essas ferramentas acabam sobrecarregando os sentidos, forçando a mudança da consciência do mundo físico para o domínio maior das energias. Tais ritos de magia ainda são praticados hoje.

Correntes

Existem duas correntes filosóficas fundamentais da Wicca, a saber, a “Wicca tradicional” fundada por Gerald Gardner, e a “Wicca eclética” tendo nascido por influência dos escritos de Scott Cunningham.

Para concluir, a religião das bruxas é simplesmente uma continuação das antigas filosofias pagã, xamânica e celta. Não dizemos que é sempre na fonte de um rio que a água é a mais pura? Bem, vamos aplicar este velho ditado também no estudo da magia natural e suas tradições espirituais.

Leia Mais >  Mandala

A magia que falamos é chamada de “branca” ou “natural” e está em completa osmose com as práticas das antigas religiões (pagã, xamânica e celta). Isso implica que essa prática da magia, chamada branca, também é um modo de vida.

Uma nova maneira de pensar, agir e conhecer melhor um ao outro, no entanto como a prática desse conhecimento é considerada uma arte secreta, não é preciso dizer que “o artista” deve ter uma ética e uma certa sabedoria ao praticar a Wicca.

E então, já ficou a conhecer o significado Wicca e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *